Como saber o nível de satisfação do cliente?

Você sabe o nível de satisfação que os seus clientes têm com o seu produto ou serviço? Sabe avaliar quais clientes são os mais empolgados e engajados com a sua marca e quais não são?

Muitos empresários erram em não se informar sobre qual a percepção geral e o nível de satisfação que as pessoas têm após comprar ou interagir com a sua empresa. Sem saber desses fatores, é muito difícil garantir que as pessoas terão interesse novamente pela sua empresa.

Quando vendemos o quer que seja, há sempre duas perguntas fundamentais das quais o crescimento da sua empresa depende:

1. O que fazer para vender pela primeira vez?

2. O que fazer para que a pessoa que comprou uma vez continue comprando?

Enquanto a resposta a primeira pergunta está ligada a impressão inicial que alguém tem da sua empresa, a resposta da segunda pergunta está ligada a impressão final do cliente sobre a empresa.

Por isso, investir em conhecer a satisfação geral do seu cliente é importante para que você consiga saber exatamente qual a impressão final que o cliente tem sobre a sua empresa e, a partir daí, consiga elaborar meios para melhorá-la. (Quer conhecer uma métrica de satisfação importantíssima para melhorar o desempenho de qualquer empresa? Veja aqui sobre o NPS: O que é NPS e qual a importância para o crescimento da empresa)

Confira os benefícios de entender melhor o nível de satisfação do seu cliente:

Conhecer o seu público quente e frio

O primeiro benefício gigantesco de se informar sobre o nível de satisfação do cliente é poder conhecer o seu público quente e o seu público frio. O público quente é o daquelas pessoas que estão sempre engajadas com o seu negócio.

No público quente estão as pessoas que já confiam e gostam da sua marca. Eles recomendam sua marca para outras pessoas, elogiam seus produtos, e estão sempre fornecendo feedback sobre o que você faz.

Já no público frio estão as pessoas que ainda não confiam plenamente no seu produto e na sua loja. Eles até podem ter algum interesse, muitas vezes já comprar, mas ainda não se sentiram completamente convencidos pela sua empresa. E é aqui onde entra a segunda dica importante:

É possível aumentar o faturamento com a mesma clientela?

Sim! Se você trabalhar com o seu público quente constantemente. O seu público quente é o que mais divulga a sua empresa e mais fará ela crescer. Ofereça meios de agradá-los, de orientá-los e fazê-los com que se sintam sempre próximos a sua empresa.

Além disso, conhecer o seu público quente é a forma mais fácil de conseguir aumentar seu faturamento sem ter que aumentar o seu número de clientes. O caminho para isso é fazer novos produtos que atendam as necessidades desse público. A ideia é vender mais para quem já conhece e confia no seu trabalho.

É possível aumentar o faturamento com a mesma clientela? Usando o nivel de satisfação

Receber feedback sobre futuros produtos

Com o seu público quente você conseguirá ter ideias do que fazer para elaborar novos produtos. Como essas pessoas estão sempre engajadas e empolgadas com a sua empresa, elas estarão sempre dando dicas de produtos que seriam interessantes e que elas próprias comprariam. Por isso, saiba trabalhar esse lado da sua empresa.

Receber feedback sobre pontos de melhoria

Já com o seu público frio a ideia é conseguir obter feedback sobre o que falta melhorar no seu negócio. Mesmo que de maneira diferente, busque entender quais objeções essas pessoas ainda possuem sobre o seu produto.

Elas compraram, consumiram, mas ainda não se sentiram tão empolgadas. Fica então o famoso porquê? Invista tempo em tentar entender a cabeça e as objeções do seu público frio. Talvez você consiga encontrar meios de alcançar outros públicos com os seus produtos, ou talvez até descubra que não gostaria de alcançar aquele público.

Nos dois casos, você estará crescendo e melhorando o posicionamento da sua empresa. (Quer aprender mais sobre como melhorar o posicionamento de uma empresa? Veja este texto: Os 3 pilares para definir o posicionamento estratégico de uma empresa)

Conclusão

Estes são os principais benefícios de se informar sobre o nível de satisfação do seu cliente:

1 – Conhecer o seu público quente e frio. Entender a demografia da sua clientela, suas dores e interesses.

2 – Conseguir elaborar estratégias para aumentar o faturamento sem ter que aumentar o número de clientes.

3 – Receber feedback para construção de novos produtos.

4 – Receber feedback sobre os pontos de melhoria da empresa.

Gostou do texto e quer saber mais sobre como avaliar o nível de satisfação do seu cliente? Marque uma consultoria conosco. Clique aqui.

Veja mais artigos do nosso blog:

Como saber o nível de satisfação do cliente?

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

Como saber o nível de satisfação do cliente?

Planejamento tributário: o que é e como ele pode te ajudar a pagar menos impostos

Não ter atenção com o planejamento tributário e não deixá-lo bem estruturado pode proporcionar para empresa um grande empecilho ao crescimento. A cada novo passo em direção ao crescimento, toda empresa deve parar e rever suas novas necessidades e obrigações. Se você ainda não sabe o que isso significa, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais a fundo sobre o planejamento tributário.

Como saber o nível de satisfação do cliente?

Contabilidade para startups: dicas para um pitch de sucesso

A fase de pitch é uma das mais importantes na criação de uma startup. É nessa fase que os criadores devem convencer e atrair novos investidores com o objetivo de garantir um capital inicial importantíssimo para o início do negócio. Se você pensa em iniciar sua própria startup e não sabe por onde começar a montar o seu pitch, neste post apresentaremos algumas dicas essenciais para que você saiba montar um pitch de sucesso para os investidores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp