O que é NPS e qual a importância para o crescimento da empresa

Saber o grau de satisfação que o cliente tem com o seu produto é sempre uma das grandes dúvidas na cabeça de um empreendedor. Mesmo quando ouvimos um elogio, ainda  assim é difícil saber o quê e como melhorar.

Por essa razão, as empresas recorrem a diversos recursos que podem ajudá-la a entender qual a percepção que o cliente possui dos seus produtos. Dentre esses recursos, há as famosas pesquisas de opinião, e até mesmo indicadores, como o famoso NPS (Net Promoter Score).

O NPS é um indicador muito utilizado por diversas empresas e oferece uma avaliação interessante da percepção que o público tem do seu produto. Segue a leitura que falaremos mais deste indicador.

O que é NPS?

De maneira simples, o NPS (Net Promoter Score) é um indicador criado pelo pesquisador Fred Heichheld em um artigo publicado na Harvard Business Review em 2003. O objetivo do NPS é o de mensurar o grau de satisfação do cliente com o produto oferecido por uma empresa.

A métrica NPS é utilizada por diversas empresas grandes como Apple, Amazon, Mercado Livre, Allianz, dentre outras. Além de sua função de estimar o grau de satisfação do cliente, acredita-se que o NPS é útil em determinar o grau de lealdade do cliente em relação ao seu negócio. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre como funciona esse indicador.

Como funciona o NPS?

O NPS se baseia em nas respostas a uma única pergunta: “Qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa/serviço a um amigo ou colega?” A pontuação para a resposta é geralmente dada em uma escala de 0 a 10.

A partir daí, a ideia é que as respostas sejam classificadas nas seguintes categorias:

1. Os Promotores: Atribuem nota entre 9 e 10;

2. Os Passivos ou Neutros: Atribuem nota entre 7 e 8;

3. Os Detratores: Atribuem nota de 0 a 6.

O que é NPS

O NPS é dado por NPS = % de Promotores – % de Detratores.  O valor final define o grau de satisfação geral daquelas pessoas com o produto. A Zona de Excelência da avaliação está sempre entre 75% – 100%. Qualquer valor abaixo disso significa que sua empresa deve ainda melhorar parte do seu serviço.

Outro benefício interessante obtido a partir da pesquisa feita para o cálculo do NPS é conhecer mais da demografia do seu cliente. Os clientes que estão na categoria de promotores possuem uma maior tendência a serem mais atuantes na promoção da empresa e em serem fiéis aos seus produtos.

Em contrapartida, aqueles que estão na categoria dos detratores possuem uma maior tendência a agir contra a sua empresa e poderão fazer uma má recomendação dos seus serviços.

Já aqueles que estão na categoria dos passivos ou neutros se sentem satisfeitos com o produto, mas ainda possuem críticas mínimas ao seu negócio.

Para cada categoria, espera-se que a empresa trabalhe cada camada de maneira distinta. Enquanto os promotores já confiam no seu produto, os outros ainda possuem objeções que devem ser aprimoradas. (Se não sabe o que são objeções em vendas, veja este texto: Como quebrar objeções em vendas)

Quais os benefícios de aplicar o NPS?

Há vários benefícios de aplicar a métrica NPS para conhecer o grau de satisfação do cliente com o seu produto. Alguns dos principais:

– Conhecer a demografia da sua clientela;

– Identificar pontos de melhoria nos produtos e na empresa;

– Identificar clientes com alto grau de fidelidade com a empresa;

– Avaliar processos e pontos importantes dentro da empresa;

– Dentre outros.

Conclusão

Para que você possa relembrar os pontos principais do texto:

O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica utilizada para definir o grau de satisfação dos clientes com um produto ou empresa.

O cálculo do NPS se baseia em uma pergunta que busca determinar se o cliente estaria disposto a indicar a empresa/serviço a outras pessoas.

– A pesquisa feita pelo NPS oferece uma classificação das distintas camadas da sua clientela.

Gostou deste texto e gostaria de  saber mais sobre como melhorar o grau de satisfação com a sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp