Contabilidade para Influenciadores digitais: Como Funciona?

Usar as redes sociais para ganhar visibilidade para seu trabalho já não é mais novidade e milhões de pessoas já vivem dessa forma. Então, pensar na contabilidade para influenciadores digitais e como funciona é de muita importância.

Porém, uma pergunta pra você que pensa em viver disso. Você já pensou em como funciona a contabilidade para influenciadores digitais? Se não pensou, tá na hora. E se pensou, bem, você está no lugar certo.

Criei este artigo para te contar tudo sobre esse processo contábil. Te ajudarei a acabar com dúvidas como essa e outra.

Como trabalhar, sendo Pessoa Física ou Jurídica, e quais vantagens de cada um? Como pagar menos imposto?

Além de ajudar você a organizar o seu dinheiro e anotar de onde vem e pra onde vai tudo, ter uma contabilidade em dia irá te ajudar a saber o quanto você está crescendo, e qual parte do seu negócio rende mais, aonde você deve investir mais tempo e dinheiro, e quais os pontos mais fortes e fracos da sua empresa.

Não importa como você ganha dinheiro hoje, precisamos prestar contas e dar explicações fiscais ao governo sobre qualquer atividade remunerada.

Com sua rede de seguidores crescendo mais e mais, as fontes de renda também aumentam. Muitos começam com pequenas parcerias, que podem nem envolver dinheiro. A chamada permuta. Onde há uma troca de serviços.

Vale a pena ter uma contabilidade para influenciadores digitais

O que faz um influenciador digital?

O influenciador digital usa sua imagem e sua autoridade sobre quem o segue, para divulgar produtos e marcas. Fazendo uma espécie de merchan, enquanto a outra parte a paga com serviços ou produtos que a marca trabalha.

O trabalho aumenta, e as formas de pagamento mudam. O influencer passa a cobrar para fazer propagandas para outras empresas, de forma mais sutil, apenas usando a marca no dia a dia, ou de forma mais explícita, como uma propaganda de TV.

O influencer também pode usar da sua imagem para crescer e só depois usar lançar produtos próprios, sejam físicos ou os chamados infoprodutos. Como e-books e cursos, ou acesso a conteúdo exclusivos.

Seja qual for seu ramo, e sua plataforma, facebook, instagram, youtuber, a contabilidade para influenciadores digitais e como ela funciona deve fazer parte de sua vida e da vida de sua empresa.

O que faz um influenciador digital?

Pessoa física ou pessoa jurídica? – Qual delas é a melhor opção para influenciadores digitais

Essa é com certeza uma das maiores dúvidas, já que sua escolha irá afetar as contas de todo o seu negócio e sua gestão. Então deve ser feita com calma e sob análise de casos. Já que cada modelo funciona melhor para um tipo de negócio.

Boa parte dos influenciadores digitais pensa que o melhor modelo é sem dúvida o de Pessoa Física, já que muitas vezes eles não vendem produtos, somente o conteúdo que produzem ou sua imagem.

Mas não é bem assim que funciona, e ter certezas de um sem antes conhecer o outro pode levar a tomadas de decisão ruins.

O modelo de pessoa física é melhor quanto menor for o seu negócio. Se você fatura abaixo de 2 mil reais, esse modelo pode até ser vantajoso, mas à medida que seu negócio cresce esse modelo se mostra ineficiente e caro. Com impostos que triplicam de valor com seu faturamento batendo os 4 mil reais.

Então pretende faturar mais com seu negócio, crescer mais ou já está acima disso, o modelo de Pessoa Jurídica é com certeza a melhor escolha pra você e pro seu negócio, por vários motivos.

Ter um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, traz vantagens únicas e benefícios fiscais que um CPF não possui.

Montamos uma lista de vantagens que pode fazer você influenciador digital optar por abrir um CNPJ.

Emissão de nota fiscal:

Ter um CNPJ te torna uma empresa de fato, e dá benefícios como a emissão de notas fiscais. Trazendo mais segurança e confiabilidade para seu negócio.

Redução de impostos:

Um modelo de Pessoa Jurídica te dá inúmeros benefícios sobre as alíquotas de impostos que você terá de pagar, em alguns casos uma redução de até 20% no valor dos impostos pagos e de contribuição com INSS.

Contratação de funcionários:

Uma empresa com CNPJ tem muito mais facilidade na hora de contratar funcionários fixos, por passar mais credibilidade, e o poder de assinar a carteira de trabalho.

Maior margem de lucro

Com menos gastos com impostos, sobra mais para você reinvestir na sua marca, aumentar sua margem de lucro, melhorar o marketing e etc.

Se você não sabe onde reinvestir o lucro, este vídeo do nosso contador pode te ajudar:

Parcerias Maiores

Ser tratado como uma empresa de fato te abre portas e janelas, por exemplo: fechar parcerias com empresas de grande porte, e muito maiores que você, tendo um CNPJ as empresas te veem com outros olhos.

Essas são algumas das vantagens de optar pelo modelo de tributação de Pessoa Jurídica. Com menos impostos e mais chance de parcerias, seja com outras empresas ou com funcionários, seu negócio pode escalar de forma muito mais rápida, te fazendo decolar.

Buscar uma boa contabilidade para influenciadores digitais, é uma excelente forma de te ajudar a acabar com qualquer dúvida sobre os modelos de tributação, e serão um guia para o futuro do seu negócio.

Deseja abrir seu CNPJ ou tem dúvidas sobre como funciona? Agende um diagnóstico com nosso contador, totalmente gratuito:

Por que contratar uma empresa de contabilidade para influenciadores digitais?

Aqui vou deixar uma pequena lista de benefícios ao contratar um contador para te ajudar com as contas da sua empresa. Mesmo sendo um influenciador digital, você precisa fazer declarações de imposto e estar em dia com o estado, para evitar problemas futuros.

Nem tudo é um mar de rosas, mas pode ser mais fácil passar por isso tendo alguém que entende do assunto trabalhando com você nessa.

Então contratar uma empresa de contabilidade para influenciadores digitais irá te ajudar a entender como funciona.

Menos impostos

Ter um contador te ajudando a gerenciar suas finanças e te ajudando a evitar impostos desnecessários, é sempre relevante. Ainda mais quando se está começando na área e não se tem ideia de como funcionam essas questões.

Empresa regularizada

Com sua empresa crescendo, você com certeza vai querer tudo funcionando de forma regular e dentro da lei. Então para evitar problemas fiscais e não ser pego de surpresa, ter uma contabilidade por trás é imprescindível.

Contratação e controle de folha:

A empresa cresce e sozinho você já não consegue crescer mais. Começa aí a procura por funcionários e processo de admissão, que irá agora acrescentar as suas despesas, uma folha de pagamento.

Com uma contabilidade especializada você não terá dor de cabeça nesses processos.

Mais lucros e mais vendas:

Com tudo isso acontecendo, sua margem de lucro tende a subir, junto com suas despesas e investimentos. Um controle financeiro detalhado te ajuda a escolher onde e quando investir. Te permitindo correr riscos calculados.

Com tudo isso em mente, seu negócio vai mais longe.

Precisa de um contador especializado, entre agora em contato com nosso contador:

Qual regime tributário é mais adequado para influenciadores digitais?

O modelo de pessoa jurídica, traz inúmeras vantagens já citadas para o influenciador digital. Você agora que optou por esse modelo, poderá se registrar no CNAE e escolher um regime tributário para o seu CNPJ.

Uma contabilidade especializada em influenciadores digitais poderá te ajudar escolher um desses:

MEI:

Destinado a empreendedores individuais, o MEI te dá direito a abertura de um CNPJ, a contribuição mensal é baixa e te permite contratar até 1 funcionário, além de poder também emitir notas fiscais.

Simples nacional:

Neste modelo de tributação, as empresas podem faturar até 4,8 milhões de reais anuais, e pagam todos seus impostos em uma única guia. As alíquotas ficam entre 6% e 19,5%.

Lucro Real:

Este modelo é para quem possui um faturamento anual acima de 78 milhões de reais. Quem possui menores faturamentos também podem optar por este modelo.

Quer encurtar o seu caminho e tomar a melhor decisão? Clique aqui para agendar um diagnóstico com um contador especializado

Como abrir empresa e contratar uma contabilidade para influenciadores digitais?

Sua marca passa a ser uma empresa de fato com a abertura do seu CNPJ.  Que é muito mais fácil chegar até isso do que se imagina, e são poucos passos até que tudo esteja regularizado

Aqui deixarei um passo a passo de como abrir sua empresa. Lembrando que mesmo que ela carregue o seu rosto, já que você é um influenciador digital, um nome deverá ser criado apenas para registro, não é necessariamente obrigatório você usá-lo em suas redes e mídias sociais.

1) Escolha a sua natureza jurídica, Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

2) Escolha o seu regime tributário, MEI, Simples e etc.

3) Registre o contrato social na Junta Comercial

4) Faça a emissão do CNPJ na Receita Federal

5) Emissão da sua Inscrição Estadual.

6) Emitir também sua Inscrição Municipal e o Alvará de funcionamento, caso seja necessário.

7) Adquiri o Certificado Digital, tipo A1 ou A3

8) Registrar a empresa na Previdência Social e na Caixa Econômica Federal

Parece muita coisa, e realmente é, se você for fazer tudo isso e sem experiência. Por isso é importante que o influenciador digital tenha uma empresa contábil especializada no seu nicho, isso irá facilitar e muito a sua vida, não só na redução de custos tributários como no crescimento saudável da sua marca.

Se você quer ser autoridade e se tornar referência no que faz, precisa começar a pensar que sua imagem agora será sua empresa. E que isso traz algumas implicações jurídicas e fiscais.

E com certeza você quer ficar tranquilo, sem o medo da fiscalização e de cobranças e multas jurídicas pelo não pagamento de imposto. Daí a importância de se ter sempre uma empresa de contabilidade focada em influenciadores digitais para entender como tudo funciona.

Contabilidade para Influenciadores digitais: Como Funciona?

Importância de especialistas em contabilidade para influencidadores digitais

Leve este trabalho para especialistas em contabilidade para influenciadores digitais, que podem ajudar a transformar você influenciador, blogueiro, gamer, empreendedor digital de forma geral, em uma empresa de verdade.

Trabalhar com quem entende facilita sua vida e faz seu negócio decolar. Tenha sempre em mente, aonde você está agora neste momento, e aonde quer chegar.

O que você e seu negócio precisam agora é importante, mas já que pretende investir no futuro dele, também precisa pensar em como ele estará no futuro.

Na hora de gerir seu negócio, é bom sempre ter em mente tudo o que entra e sai, todo dinheiro e as melhores formas de monetizar (conhecido como fluxo de caixa).

Então sempre leve em consideração e nunca se esqueça de chamar seu contador para gerir a contabilidade do seu negócio.

Nós somos uma contabilidade focada em negócios digitais, atendemos a diversos clientes no Brasil e fora do Brasil, se você deseja abrir sua empresa ou entender melhor como funciona a contabilidade para influenciadores digitais, agende um diagnóstico com nosso contador, 100% gratuito:

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para Influenciadores digitais: Como Funciona?

Contabilidade para E-commerce: Como funciona?

“Contabilidade para E-commerce: Como funciona?” é o tema que será abordado neste artigo. E para começar a falar sobre contabilidade de forma mais profunda vamos primeiro explicar um pouco sobre o que é um e-commerce e sua dinâmica de funcionamento.

Contabilidade para Influenciadores digitais: Como Funciona?

Contabilidade para Agências de Lançamento: Como funciona?

Entenda tudo sobre como funciona a contabilidade para agências de lançamento, entenda os diversos benefícios. Desde benefícios durante a abertura da empresa, até para controle de gastos e tributário. Por se tratar de um ramo relativamente novo, as agências de lançamento ainda estão se adequando ao mercado. Todavia, para atender esse novo mercado, existem alguns especialistas.

Contabilidade para Influenciadores digitais: Como Funciona?

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Se você já recebeu alguma orientação para não abrir, encerrar uma conta de pessoa jurídica ou continuar utilizando a sua conta pessoa física, essa orientação está totalmente equivocada, tome cuidado! A maior regra para administração de um negócio é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

Chamar no WhatsApp