Contabilidade para infoprodutores | Como funciona?

Contabilidade para infoprodutores: Entenda como a contabilidade pode ajudar o seu negócio digital

Se você chegou até aqui é por que está cogitando contratar uma contabilidade para infoprodutores.

O crescimento do mercado digital fez com que os escritórios de contabilidade ganhasse maior interesse em atender as demandas dessas empresas. Hoje, vemos as empresas digitais movimentarem cifras cada vez maiores a partir de múltiplas atividades.

Porém, como muitas de suas áreas de atuação são profissões completamente novas no mercado, ainda há o desafio de definir e encontrar o enquadramento tributário adequado para essas atividades.

Além disso, ainda há pouca compreensão sobre o que exatamente esses profissionais fazem, o que dificulta o processo de escolha de classificação tributária. Por essa razão, o essencial é que o infoprodutor busque sempre um contador com algum conhecimento prévio das diferentes profissões que atuam no mercado digital.

Neste artigo, falaremos de como a contabilidade pode ajudar o seu negócio digital a crescer de uma maneira estruturada a partir de uma maior atenção e trabalho com a sua dimensão contábil e financeira. 

Como a contabilidade para infoprodutores pode ajudar na formalização da sua empresa?

A primeira ajuda essencial que o seu negócio digital pode receber de uma consultoria contábil é a formalização da empresa e estruturação da sua área contábil. No mercado digital, ainda há muitas empresas que preferem ficar na informalidade para economizar gastos com encargos e impostos.

Porém, é necessário lembrar que fazer isso limita a possibilidade de crescimento do seu negócio, assim como faz com que sua empresa incorra em riscos desnecessários, seja na ausência da garantia de direitos previdenciários e trabalhistas para você e seus funcionários, ou até mesmo na sonegação de impostos, algo que pode ter consequências muito sérias.

Por isso, contratar um contador para criar a estrutura contábil da sua empresa, formalizar a criação e encontrar o enquadramento tributário adequado, é um investimento que garante uma maior segurança e longevidade ao seu trabalho.

Você não terá que se preocupar com os riscos da informalidade e terá a certeza de que está construindo um negócio sólido e duradouro. (Se você está em dúvidas se deve iniciar o processo de criação e formalização da sua empresa, consulte este texto:
Você pensa em abandonar a CLT e virar empreendedor? Saiba como avaliar essa decisão)

CNAE para infoprodutores

No Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é exigida a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a qual é responsável por registrar as atividades econômicas empreendidas.

O CNAE disponibiliza uma lista com diversos códigos que possibilitam a correta categorização da sua empresa, seguindo um padrão nacional de enquadramento.

Aqui estão alguns exemplos de CNAEs para aqueles que possuem uma empresa de infoprodutos:

  • 8599-6/04 – Produção de conteúdo digital, como cursos online;
  • 5811-5/00 – Edição de livros, voltado para o desenvolvimento de diagramação e revisão de e-books;
  • 6319-4/00 – Atividades de entretenimento na web;
  • 7319-0/02 – Promoção de vendas.

No vídeo abaixo mostro o passo a passo para abertura do seu CNPJ como Infoprodutor:

Contabilidade para infoprodutores, ajuda no planejamento?

No mercado digital, sobretudo para infoprodutores em geral, ainda é muito comum que certas atividades de monetização, como lançamentos e campanhas, sejam feitas sem qualquer contrato e somente com acordos “de boca”. Ou seja, nenhum acordo ou estrutura financeira é montada antes de executar as ações.

Isso faz com que os funcionários nunca saibam exatamente quanto irão ganhar. Do mesmo modo, os gestores não sabem quando a empresa terá caixa, ou quanto será investido na execução de uma determinada atividade.

Com uma consultoria contábil, é possível estruturar os gastos e investimentos da empresa, de modo a poder elaborar planos e estratégias de crescimento. Além disso, um contador pode facilmente auxiliar um infoprodutor a organizar os gastos referentes às diversas atividades de monetização do seu negócio.

Isso dará maior uma maior liberdade e segurança ao seu negócio, visto que sua estrutura será definida antes de incorrer em gastos que possam ser desnecessários. Isso nos leva a um outro benefício importante da contabilidade:

Contabilidade para infoprodutores

Contabilidade na Organização Financeira

Outra ajuda importante para o seu negócio digital é a organização da sua área financeira. Muitas empresas digitais atuam sem qualquer planejamento das suas finanças. Muitas constroem seu faturamento a partir de múltiplas atividades, mas a ausência de planejamento faz com que frequentemente falte caixa para investir em sua própria expansão, para contratar novos funcionários em áreas importantes, e outras necessidades similares.

Se você pretende estruturar e investir no crescimento da sua empresa digital, buscar o auxílio de um contador é um passo essencial para isso.

Veja também: 6 maiores mitos sobre a Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Como a contabilidade para infoprodutores funciona?

Um negócio digital é como qualquer empresa. Por essa razão, há também a necessidade de uma organização da sua área financeira e tributária. A contabilidade poderá ajudar seu negócio digital da seguinte forma:

1. Formalizando a empresa e estruturando sua área contábil (há regimes tributários adequados para infoprodutores e outras atividades do ramo),

2. Elaborando planos estratégias de crescimento, e

3. Organizando a área financeira para garantir sua longevidade.

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria contábil para auxiliar o crescimento da sua empresa digital? Clique aqui e fale conosco.

Ainda está com dúvidas? Assista este vídeo:

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.