Como contratar uma consultoria empresarial corretamente

Contratar uma consultoria empresarial não deve ser uma decisão aleatória. É necessário alguns cuidados para ter a certeza de que o problema da sua empresa será de fato resolvido. Afinal, não é só contratar a consultoria que os problemas se resolverão magicamente.

A consultoria é sempre o primeiro passo a ser dado de muito trabalho a ser feito. Para que uma consultoria funcione, seja ela de qualquer tipo, como financeira, contábil ou empresarial, é necessário que antes o consultor e o chefe da empresa estejam em sintonia consigam se comunicar com clareza e honestidade.

Por isso, preparamos este breve guia para que você saiba como se preparar para uma consultoria empresarial e possa tirar o máximo de proveito de sua empresa:

1 – Identifique a área que precisa de consultoria

O primeiro passo para se preparar para uma consultoria empresarial é identificar em qual área sua empresa necessita de assistência.

Qual área tem problemas constantes e necessita de maior atenção? Processo de produção? Atendimento ao cliente? Captação de novos clientes? Gestão? Logística de entrega?

É importante que você já tenha uma ideia de qual é a fonte dos problemas principais da sua empresa. Mesmo que você não tenha consciência de todos os problemas, procure saber pelo menos em que áreas o consultor deverá ter maior foco.

(Veja também o seguinte texto sobre quando contratar uma consultoria: Saiba quando contratar uma consultoria empresaria)

2 – Procure consultores especialistas naquela área

Uma vez que você saiba exatamente qual área necessita de ajuda, é importante que você procure consultores com experiência de caso naquela área. Aliás, antes de contratar uma consultoria, sempre procure conhecer todos os cases trabalhados por aquele consultor.

Peça para conhecer os dados, os métodos e quais resultados ele alcançou naquelas outras empresas.

Isso o ajudará a ter certeza de que está escolhendo o profissional ou a empresa correta. Além disto, também é importante o seguinte:

3 – Faça uma lista dos problemas que espera resolver

Em seguida a escolha dos consultores, é também importante que você produza uma lista de quais problemas espera resolver na sua empresa. Anote tudo o que você acredita que pode ser melhorado dentro da empresa.

Leve ao consultor sua lista de problemas. Aqui entra outro ponto super importante de qualquer processo de consultoria: seja franco e claro em sua comunicação.

Muitas pessoas contratam uma consultoria, jogam os problemas no colo do consultor, e simplesmente esperam que tudo se resolva. Nada é simples assim.

Por isso, explique todas as suas intuições sobre os problemas da empresa, tudo o que você já tentou e não funcionou, assim como tudo aquilo que você acredita que pode ser a fonte dos problemas. Além disso, explique também:

4 – Explique os detalhes de funcionamento da sua empresa

Mostre ao consultor todos os detalhes internos da sua empresa. Explique cada processo de funcionamento interno, sobretudo como ocorre todos os pontos desde a captação do cliente até o fechamento e a entrega do produto ou serviço.

Lembre-se que por mais que o consultor seja um especialista em resolver problemas, ninguém entende o funcionamento da sua empresa melhor que você. Por isso, seja detalhista e explique todos os pontos importantes.

5 – Explique o que espera obter com a consultoria

Além de todos os pontos mencionados, também seja honesto com o consultor sobre quais resultados espera obter. Não há nada demais em deixar claro ao consultor que tipo de resultado você espera obter na sua empresa e que razão exatamente o levou a contratá-lo.

Ou seja, bons resultados em uma consultoria dependem de uma comunicação eficiente entre o consultor e o contratante. Portanto, procure se comunicar de maneira clara e exponha todas as suas motivações.

Conclusão

Neste post, fizemos um breve guia de todos os passos que devem ser seguidos antes da contratação de uma consultoria. Para que você possa lembrá-los, eles são:

1 – Identifique a área em que necessita de consultoria (logística, atendimento, captação de clientes, gestão…);

2 – Procure consultores especialistas naquela área. Confira os casos de sucesso daquele consultor;

3 – Faça uma lista dos problemas que espera resolver;

4 – Explique os detalhes de funcionamento da sua empresa, tenha uma comunicação clara com o consultor;

5 – Explique exatamente o que espera obter da consultoria.

Você busca uma consultoria para otimizar os processos da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Como começar um negócio com pouco dinheiro

Quando falamos de começar um negócio, rapidamente surgem várias dúvidas de como levantar capital suficiente para comprar e montar toda a estrutura inicial necessária. Em geral, nunca pensamos no passo a passo necessário para construir uma empresa de sucesso. Nunca pensamos em começar pequeno, com passos modestos em direção a algo que, por fim, se tornará uma empresa real. Por essa razão, neste artigo daremos algumas dicas do que fazer para começar um negócio com pouco dinheiro.

O que fazer para começar a recuperação financeira da sua empresa e recuperá-la da crise

O resultado disso tudo é que as pequenas empresas que conseguiram sobreviver ao cenário agora irão se deparar com um novo desafio: o de conseguir alcançar sua recuperação financeira e retomar o crescimento. Se você ainda não sabe o que fazer depois da guerra e por onde começar a retomar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa, preparamos algumas dicas para auxiliá-lo:

Como ganhar espaço em um mercado competitivo

Essa é uma sensação chata, que nos desestimula, nos faz hesitar e pensar que é melhor abandonar o navio, fazer outra coisa qualquer da vida. Preparamos este texto para que você possa ter esperança diante desses cenários e saber o que fazer para posicionar sua empresa mesmo diante daquelas que já estão há um tempo maior no mercado.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp