Como contratar uma consultoria empresarial corretamente

consultoria empresarial

Contratar uma consultoria empresarial não deve ser uma decisão aleatória. É necessário alguns cuidados para ter a certeza de que o problema da sua empresa será de fato resolvido. Afinal, não é só contratar a consultoria que os problemas se resolverão magicamente.

A consultoria é sempre o primeiro passo a ser dado de muito trabalho a ser feito. Para que uma consultoria funcione, seja ela de qualquer tipo, como financeira, contábil ou empresarial, é necessário que antes o consultor e o chefe da empresa estejam em sintonia consigam se comunicar com clareza e honestidade.

Por isso, preparamos este breve guia para que você saiba como se preparar para uma consultoria empresarial e possa tirar o máximo de proveito de sua empresa:

1 – Identifique a área que precisa de consultoria

O primeiro passo para se preparar para uma consultoria empresarial é identificar em qual área sua empresa necessita de assistência.

Qual área tem problemas constantes e necessita de maior atenção? Processo de produção? Atendimento ao cliente? Captação de novos clientes? Gestão? Logística de entrega?

É importante que você já tenha uma ideia de qual é a fonte dos problemas principais da sua empresa. Mesmo que você não tenha consciência de todos os problemas, procure saber pelo menos em que áreas o consultor deverá ter maior foco.

(Veja também o seguinte texto sobre quando contratar uma consultoria: Saiba quando contratar uma consultoria empresaria)

2 – Procure consultores especialistas naquela área

Uma vez que você saiba exatamente qual área necessita de ajuda, é importante que você procure consultores com experiência de caso naquela área. Aliás, antes de contratar uma consultoria, sempre procure conhecer todos os cases trabalhados por aquele consultor.

Peça para conhecer os dados, os métodos e quais resultados ele alcançou naquelas outras empresas.

Isso o ajudará a ter certeza de que está escolhendo o profissional ou a empresa correta. Além disto, também é importante o seguinte:

3 – Faça uma lista dos problemas que espera resolver

Em seguida a escolha dos consultores, é também importante que você produza uma lista de quais problemas espera resolver na sua empresa. Anote tudo o que você acredita que pode ser melhorado dentro da empresa.

Leve ao consultor sua lista de problemas. Aqui entra outro ponto super importante de qualquer processo de consultoria: seja franco e claro em sua comunicação.

Muitas pessoas contratam uma consultoria, jogam os problemas no colo do consultor, e simplesmente esperam que tudo se resolva. Nada é simples assim.

Por isso, explique todas as suas intuições sobre os problemas da empresa, tudo o que você já tentou e não funcionou, assim como tudo aquilo que você acredita que pode ser a fonte dos problemas. Além disso, explique também:

4 – Explique os detalhes de funcionamento da sua empresa

Mostre ao consultor todos os detalhes internos da sua empresa. Explique cada processo de funcionamento interno, sobretudo como ocorre todos os pontos desde a captação do cliente até o fechamento e a entrega do produto ou serviço.

Lembre-se que por mais que o consultor seja um especialista em resolver problemas, ninguém entende o funcionamento da sua empresa melhor que você. Por isso, seja detalhista e explique todos os pontos importantes.

5 – Explique o que espera obter com a consultoria

Além de todos os pontos mencionados, também seja honesto com o consultor sobre quais resultados espera obter. Não há nada demais em deixar claro ao consultor que tipo de resultado você espera obter na sua empresa e que razão exatamente o levou a contratá-lo.

Ou seja, bons resultados em uma consultoria dependem de uma comunicação eficiente entre o consultor e o contratante. Portanto, procure se comunicar de maneira clara e exponha todas as suas motivações.

Conclusão

Neste post, fizemos um breve guia de todos os passos que devem ser seguidos antes da contratação de uma consultoria. Para que você possa lembrá-los, eles são:

1 – Identifique a área em que necessita de consultoria (logística, atendimento, captação de clientes, gestão…);

2 – Procure consultores especialistas naquela área. Confira os casos de sucesso daquele consultor;

3 – Faça uma lista dos problemas que espera resolver;

4 – Explique os detalhes de funcionamento da sua empresa, tenha uma comunicação clara com o consultor;

5 – Explique exatamente o que espera obter da consultoria.

Você busca uma consultoria para otimizar os processos da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.