4 dicas infalíveis para novos gerentes

Novos gerentes de uma empresa encontram sempre vários desafios para conseguir se alinhar aos objetivos da empresa, bem como gerenciar novas pessoas e ter que compreender suas necessidades e particularidades.

Muitos se sentem perdidos, sem saber exatamente por onde iniciar o trabalho com a equipe e o que fazer para ter um primeiro contato bem sucedido. Embora não exista uma receita simples do que fazer nos primeiros meses da sua estréia como gerente, a professora Linda Hill, da Harvard Business School, comenta 4 princípios essenciais para novos gerentes:

Construa relacionamentos com as pessoas das quais sua equipe depende

A primeira coisa a entender dentro de uma nova empresa é como está ordenada a cadeia de relacionamento e de decisões. Quem pode lhe ajudar, quem sua equipe deve procurar para tomar decisões e executar determinadas tarefas, e quem pode acabar dando ordens conflitantes para sua equipe. Todas são perguntas essenciais para você responder já nas primeiras semanas.

O gerente deve ser capaz de construir um bom relacionamento com as pessoas das quais a equipe dependa diretamente. A última coisa que você quer é que alguma pessoa se torne um entrave na execução dos processos da sua equipe.

Por isso, procure conhecer e criar bons relacionamentos profissionais com pessoas que desempenham funções essenciais para sua equipe. Isso significa conhecer pessoas com funções chave dentro da empresa, desde um superior responsável por decisões estratégicas, até a pessoa responsável por fazer cópias de documentos.

Como ser um bom gerente, dicas para novos gerentes

Demonstre ter caráter e competência gerencial

 A segunda dica elaborada por Hill exige que o gerente demonstre sempre a intenção de fazer a coisa certa e a capacidade de exercer influência, ouvir e delegar tarefas. A importância disso está no fato de que muitos gerentes acreditam que seu poder é resultado de sua posição na empresa.

Porém, por mais que você tenha poder, é plenamente capaz que você mal consiga fazer um determinado funcionário agir da forma como você gostaria. Funcionários nem sempre acatam ordem, e o poder sozinho não é suficiente para fazer isso.

Por essa razão, o ideal é que voce saiba o que fazer para conquistar credibilidade juntos aos colaboradores, compartilhando seu ponto de vista e fazendo com que eles participem daquilo que você propõe construir.

Construa comprometimento capacitando os funcionários a alcançar os objetivos da equipe, não lhe dando ordens

Aqui entra um outro fator decorrente do ponto anterior: jamais espere alcançar o comprometimento dos seus subordinados através do controle. Nada garante que as coisas acontecerão e serão feitas só porque você deu as ordens.

Em vez de somente dar ordens, compartilhe com a equipe os objetivos da empresa e os meios de alcançá-los. A partir daí, também abra espaço para que a equipe possa dar sugestões e fornecer novas ideias e de como devem ser executadas.

Preste atenção no desempenho geral da sua equipe.

Tenha atenção com o desempenho da sua equipe. Elabore e crie canais de comunicação para que possam dar feedback sobre os diversos problemas enfrentados pela equipe.

Mostre a eles também como está o desempenho geral da equipe, o que deve ser melhorado, e como deve ser melhorado. Não apenas julgue e apresente as falhas da sua equipe, mas também ofereça as ferramentas para que possam corrigir os pontos que necessitam de melhoria.

De maneira geral, para facilitar a a sua adaptação como novo gerente, essas são as recomendações:

1. Construa bons relacionamentos com as pessoas das quais sua equipe depende, isto é, saiba de quem sua equipe pode precisar,

2. Demonstre competência geral, saiba ouvir, delegar e compartilhar,

3. Capacite os seus subordinados para a execução dos projetos não somente através de ordens,

4. Esteja em constante feedback com sua equipe, indicando pontos de melhoria, acatando sugestões e avaliando seus próprio comportamento.

Para mais dicas do que fazer em posições de liderança, também vale a pena ler estes textos: Conheça as 5 habilidades essenciais para líderes e Como construir um time de sucesso.

Gostou deste texto e necessita de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp