Há muitos fatores a se analisar no momento de determinar se as contas da empresa estão indo bem ou se a empresa está no vermelho.
Todo empresário foca em pontos simples, isto é, em saber se está entrando dinheiro ou não. Contudo, o fato de que entra dinheiro no caixa da sua empresa não implica que ela esteja lucrando.
É plenamente possível que sua empresa tenha um bom faturamento, que tenha vendas e clientes, mas que não tenha dinheiro suficiente para cobrir as próprias despesas e fazer a estrutura da empresa funcionar.
É neste ponto que entra uma falha comum: muitos donos de negócio acreditam que está tudo indo bem porque, afinal, eles estão conseguindo tirar o próprio salário.
Essas pessoas erram ao confundir ter um trabalho com ter um negócio ou uma empresa. E se sua empresa ainda consegue pagar o seu salário, isso não implica que as coisas estejam indo bem.
Um outro erro está em acreditar que se o faturamento é suficiente para cobrir despesas básicas e pagar salários, então está tudo bem e não há mais o que fazer.
Uma empresa deve estar sempre pensando no futuro e se preparando para ele.
Portanto, há outros fatores que devem sempre pesar no seu faturamento como será possível aumentar meu capital de giro? Fazer uma reserva de emergência? Pagar um seguro?
Confere então alguns indicativos importantes para você saber se as contas da sua empresa estão no vermelho ou merecem uma atenção maior:
Como saber se as contas da sua empresa estão no vermelho
1) Ela não consegue cobrir despesas básicas
Esse é um ponto conhecido por todo empresário. Se o faturamento não é suficiente para cobrir todas as despesas, então a coisa vai mal e é melhor tentar encontrar uma solução.
O problema, entretanto, é que muito empresário tenta maquiar essas contas para gerar a ilusão de que está tudo bem.
A partir daí colocam dinheiro do próprio bolso, esquecem certos gastos, atrasam pagamentos e adiam cobranças, tudo para que possam acreditar que está tudo bem, quando não está.
2) Ela depende de empréstimos constantes
O fator acima tem a consequência comum de fazer com que os empresários caiam na armadilha de buscar empréstimos para sanar todos os problemas da empresa.
Quem nunca conheceu um dono de negócio que, no primeiro momento em que as contas vão mal, já fala um “vou fazer um empréstimo para resolver isso aí”.
A grande falha nesse tipo de atitude é que os problemas reais da empresa nunca são tratados e solucionados. Sequer são conhecidos.
Eles são sempre contornados com soluções artificiais que nada ensinam sobre onde e como a empresa deve melhorar. É óbvio que é ruim uma empresa que vai mal, mas saber diagnosticar a situação pode te ensinar muito sobre como melhorar o seu negócio.
Empresários que se acostumam ao ciclo de empréstimos acabam utilizando essa saída para todo e qualquer problema. O resultado, naturalmente, é desastroso e faz com que, no longo prazo, acumule-se uma bola de neve de dívidas que se tornará muito difícil de sair.
Portanto, se as contas da sua empresa vão mal, o recomendável é sempre buscar outras vias de solução.
Porém, se não for possível e você realmente tiver que recorrer ao empréstimo, é importante contratá-lo tendo um plano de quitação e pagamento o mais rápido possível.
3) Ela não sobra dinheiro para reinvestir e expandir.
Grande parte dos empresários acredita que a única forma de investir numa empresa é via empréstimos ou sociedades. Porém, esse é um erro de pensamento.
Uma empresa cujas contas estão saudáveis e bem calculadas, sempre terá dinheiro para reinvestir e proporcionar a própria expansão.
Se os preços dos produtos estão corretos e a empresa vende bem, com certeza ela terá lucro no final e, com isso, terá dinheiro para financiar a própria expansão.
Os empresários que acreditam que a expansão depende sempre de capital externo está acostumado a pensar que o caixa de toda empresa está sempre amarrado e sem qualquer possibilidade de lucro real.
Esse é um erro natural de pensamento e que jamais deve ser tomado como verdade.
Se você quer expandir a sua empresa, pode começar considerando o que consertar nas contas básicas para que você possa ter dinheiro o suficiente para financiar a expansão.
Ainda que você não saiba qualquer sobre empreendedorismo ou administração de empresas, evitar os erros acima fará com que sua empresa encontre algum grau de sucesso. Por isso, jamais ignore-os!
Você está tendo problemas com as contas da sua empresa? Clique aqui que podemos te ajudar!