Sua empresa realmente está no vermelho?

Como saber se as contas da sua empresa estão no vermelho

Há muitos fatores a se analisar no momento de determinar se as contas de uma empresa estão indo bem. Todo empresário foca em pontos simples, isto é, em saber se está entrando dinheiro ou não. Contudo, o fato de que entra dinheiro no caixa da sua empresa não implica que ela esteja lucrando. É plenamente possível que sua empresa tenha um bom faturamento, que tenha vendas e clientes, mas que não tenha dinheiro suficiente para cobrir as próprias despesas e fazer a estrutura da empresa funcionar.

É neste ponto que entra uma falha comum: muitos donos de negócio acreditam que está tudo indo bem porque, afinal, eles estão conseguindo tirar o próprio salário. Essas pessoas erram ao confundir ter um trabalho com ter um negócio ou uma empresa. E se sua empresa ainda consegue pagar o seu salário, isso não implica que as coisas estejam indo bem.

Um outro erro está em acreditar que se o faturamento é suficiente para cobrir despesas básicas e pagar salários, então está tudo bem e não há mais o que fazer. Uma empresa deve estar sempre pensando no futuro e se preparando para ele. Portanto, há outros fatores que devem sempre pesar no seu faturamento como será possível aumentar meu capital de giro? Fazer uma reserva de emergência? Pagar um seguro?

Confere então alguns indicativos importantes para você saber se as contas da sua empresa estão no vermelho ou merecem uma atenção maior:

1) Ela não consegue cobrir despesas básicas

Esse é um ponto conhecido por todo empresário. Se o faturamento não é suficiente para cobrir todas as despesas, então a coisa vai mal e é melhor tentar encontrar uma solução. O problema, entretanto, é que muito empresário tenta maquiar essas contas para gerar a ilusão de que está tudo bem. A partir daí colocam dinheiro do próprio bolso, esquecem certos gastos, atrasam pagamentos e adiam cobranças, tudo para que possam acreditar que está tudo bem, quando não está.

2) Ela depende de empréstimos constantes

O fator acima tem a consequência comum de fazer com que os empresários caiam na armadilha de buscar empréstimos para sanar todos os problemas da empresa. Quem nunca conheceu um dono de negócio que, no primeiro momento em que as contas vão mal, já fala um “vou fazer um empréstimo para resolver isso aí”.

A grande falha nesse tipo de atitude é que os problemas reais da empresa nunca são tratados e solucionados. Sequer são conhecidos. Eles são sempre contornados com soluções artificiais que nada ensinam sobre onde e como a empresa deve melhorar. É óbvio que é ruim uma empresa que vai mal, mas saber diagnosticar a situação pode te ensinar muito sobre como melhorar o seu negócio.

Empresários que se acostumam ao ciclo de empréstimos acabam utilizando essa saída para todo e qualquer problema. O resultado, naturalmente, é desastroso e faz com que, no longo prazo, acumule-se uma bola de neve de dívidas que se tornará muito difícil de sair.

Portanto, se as contas da sua empresa vão mal, o recomendável é sempre buscar outras vias de solução. Porém, se não for possível e você realmente tiver que recorrer ao empréstimo, é importante contratá-lo tendo um plano de quitação e pagamento o mais rápido possível.

3) Ela não sobra dinheiro para reinvestir e expandir.

Grande parte dos empresários acredita que a única forma de investir numa empresa é via empréstimos ou sociedades. Porém, esse é um erro de pensamento. Uma empresa cujas contas estão saudáveis e bem calculadas, sempre terá dinheiro para reinvestir e proporcionar a própria expansão. Se os preços dos produtos estão corretos e a empresa vende bem, com certeza ela terá lucro no final e, com isso, terá dinheiro para financiar a própria expansão.

Os empresários que acreditam que a expansão depende sempre de capital externo está acostumado a pensar que o caixa de toda empresa está sempre amarrado e sem qualquer possibilidade de lucro real. Esse é um erro natural de pensamento e que jamais deve ser tomado como verdade.

Se você quer expandir a sua empresa, pode começar considerando o que consertar nas contas básicas para que você possa ter dinheiro o suficiente para financiar a expansão.

Ainda que você não saiba qualquer sobre empreendedorismo ou administração de empresas, evitar os erros acima fará com que sua empresa encontre algum grau de sucesso. Por isso, jamais ignore-os!

Você está tendo  problemas com as contas da sua empresa? Clique aqui que podemos te ajudar!

Veja mais artigos do nosso blog

Contabilidade para restaurantes: como abrir um restaurante

Contabilidade para restaurantes: como abrir um restaurante

Se você chegou aqui, está pensando em abrir um restaurante ou até mesmo já tenha um e deseja saber como funciona a contabilidade para restaurantes. Seja você de qualquer ramo, analisar a contabilidade e entender como ela funciona é importante. 

Contabilidade para profissionais da saúde

Contabilidade para profissionais da saúde

A contabilidade é um dos setores que mais auxiliam um profissional da saúde a abrir sua clínica. A área da saúde possui uma importância muito grande e os serviços oferecidos por ela são essenciais. Por esse motivo, quando um profissional da área da saúde enfim se forma, ele passa a ter diversas opções para trabalhar. Uma das melhores maneiras é por meio da abertura de uma empresa na área.

Como abrir uma clínica de radiologia

Como abrir uma clínica de radiologia

Você com certeza já foi a uma clínica de radiologia, não é? Mas já lhe ocorreu abrir uma? Empreender nessa área pode ser bem lucrativo. Isso se deve a um bom potencial para se explorar no mercado. São exames úteis para diagnosticar eventuais doenças, principalmente na odontologia.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais