Entenda os estágios principais de toda empresa iniciante

fases de uma empresa iniciante

Uma empresa iniciante passa por vários estágios de desenvolvimento. Frequentemente, o empreendedor iniciante se sente perdido, sem entender o que está acontecendo com o seu negócio e porque é tão difícil fazê-lo ganhar alguma tração inicial.

Há a sensação de que a empresa não sairá do lugar e de que tudo está dando errado. É aí onde muitos desistem. A ideia geral de maioria dos empreendedores é estruturar um negócio, esperar que algo ocorra e, caso não aconteça, conclui-se que “deu errado” e é melhor fazer outra coisa.

Porém, essa nunca é a postura adequada diante de um novo negócio. Uma empresa não dá certo ou errado, uma empresa é construída e aperfeiçoada com o tempo. Por isso é necessário entender que muitas das dificuldades que encontramos inicialmente fazem parte de qualquer processo natural de crescimento de um negócio.

Segue a leitura que falaremos de quatro estágios principais que toda empresa iniciante acaba enfrentando:

Criação

O primeiro estágio de toda empresa iniciante é a criação. Aqui há todo o esforço de projetar a ideia que servirá de base para o início da empresa. As dificuldades desse estágio são as de planejar a ideia, pensar como será a operação de execução do produto ou serviço, estimar gastos e determinar toda a estrutura necessária para que o negócio funcione.

De um modo geral, a grade da dificuldade da fase de criação é tirar a ideia do papel. Ela é o primeiro estágio de dificuldade porque depende da capacidade do empreendedor executar o planejamento, ainda que tudo não esteja perfeito.

Empresa iniciante

Adaptação

Após a fase de criação vem um outro estágio muito importante para a sobrevivência de qualquer empresa iniciante: a fase de adaptação. A importância da fase de adaptação está no fato de que as coisas nunca acontecem como no papel.

Ainda que você tenha um planejamento perfeito, tudo mudará assim que você começar a executá-lo no mundo real. Há uma dose importante de aprendizado que vem somente quando você começa a agir.

Na fase de adaptação, entende-se quais produtos funcionam, quais preços são mais adequados, qual o tempo necessário para produzir, quantos clientes esperar por dia e semana, qual a melhor forma de atender o cliente, dentre inúmeros outros fatores. Só assim você conseguirá validar a sua ideia. (Para mais sobre o que fazer para validar uma ideia de negócio, veja aqui: Descubra como validar suas ideias de negócio)

Note que nada disso seria possível aprender só na fase de planejamento. Por isso a necessidade de testar a ideia e ir aprendendo com o tempo.

Quebrando o ruído

Após o estágio de adaptação, a empresa iniciante necessita passar por uma fase difícil, porém necessária. Essa fase envolve “quebrar o ruído” em meio a concorrência e conseguir chamar a atenção da clientela.

A dificuldade principal de qualquer empresa iniciante é conseguir chamar a atenção da clientela. Isso acontece porque a empresa é nova e ninguém a conhece. Ou seja, as pessoas ainda alimentam diversas objeções ao seu negócio e ainda não confiam nele o bastante para comprar seus produtos.

Por essa razão, chamar a atenção e quebrar o ruído em meio a tantas outras empresas talvez seja a fase mais difícil de qualquer empresa. O segredo para vencê-la é ter em mente que leva tempo e esforço para conquistar a confiança de novos clientes. O processo de quebra de objeções leva tempo e depende de uma comunicação constante com o público. (Se sua empresa prospecta clientes por plataformas como o Instagram e ainda está na fase de quebrar o ruído, recomendo ver o texto seguinte: 4 erros comuns no Instagram de empresas)         

Ganhando tração

O último estágio também é muito difícil, mas é aquele que determina que finalmente a empresa conseguiu se inserir no mercado. Essa é a fase de ganho de tração, ou seja, quando a empresa consegue se manter caminhando naquele nicho.

Para ganhar tração, sua empresa depende de estar vendendo. Por isso, essa é uma fase que deve acontecer depois da quebra de ruído, isto é, somente depois de sua empresa ter conseguido conquistar um número razoável de clientes.

Porém, para ter tração é necessário que você já entenda quais metas devem ser batidas para que sua empresa consiga sobreviver. Daí que a dificuldade desta fase está em conseguir encontrar estratégias para a prospecção constante de clientes. Porém, depois de ter passado por todas essas fases, você já terá uma boa ideia do que fazer para conseguir que a empresa continue caminhando.

Gostou deste texto e está passando por alguma dificuldade na sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços: