Entenda os estágios principais de toda empresa iniciante

Uma empresa iniciante passa por vários estágios de desenvolvimento. Frequentemente, o empreendedor iniciante se sente perdido, sem entender o que está acontecendo com o seu negócio e porque é tão difícil fazê-lo ganhar alguma tração inicial.

Há a sensação de que a empresa não sairá do lugar e de que tudo está dando errado. É aí onde muitos desistem. A ideia geral de maioria dos empreendedores é estruturar um negócio, esperar que algo ocorra e, caso não aconteça, conclui-se que “deu errado” e é melhor fazer outra coisa.

Porém, essa nunca é a postura adequada diante de um novo negócio. Uma empresa não dá certo ou errado, uma empresa é construída e aperfeiçoada com o tempo. Por isso é necessário entender que muitas das dificuldades que encontramos inicialmente fazem parte de qualquer processo natural de crescimento de um negócio.

Segue a leitura que falaremos de quatro estágios principais que toda empresa iniciante acaba enfrentando:

Criação

O primeiro estágio de toda empresa iniciante é a criação. Aqui há todo o esforço de projetar a ideia que servirá de base para o início da empresa. As dificuldades desse estágio são as de planejar a ideia, pensar como será a operação de execução do produto ou serviço, estimar gastos e determinar toda a estrutura necessária para que o negócio funcione.

De um modo geral, a grade da dificuldade da fase de criação é tirar a ideia do papel. Ela é o primeiro estágio de dificuldade porque depende da capacidade do empreendedor executar o planejamento, ainda que tudo não esteja perfeito.

Empresa iniciante

Adaptação

Após a fase de criação vem um outro estágio muito importante para a sobrevivência de qualquer empresa iniciante: a fase de adaptação. A importância da fase de adaptação está no fato de que as coisas nunca acontecem como no papel.

Ainda que você tenha um planejamento perfeito, tudo mudará assim que você começar a executá-lo no mundo real. Há uma dose importante de aprendizado que vem somente quando você começa a agir.

Na fase de adaptação, entende-se quais produtos funcionam, quais preços são mais adequados, qual o tempo necessário para produzir, quantos clientes esperar por dia e semana, qual a melhor forma de atender o cliente, dentre inúmeros outros fatores. Só assim você conseguirá validar a sua ideia. (Para mais sobre o que fazer para validar uma ideia de negócio, veja aqui: Descubra como validar suas ideias de negócio)

Note que nada disso seria possível aprender só na fase de planejamento. Por isso a necessidade de testar a ideia e ir aprendendo com o tempo.

Quebrando o ruído

Após o estágio de adaptação, a empresa iniciante necessita passar por uma fase difícil, porém necessária. Essa fase envolve “quebrar o ruído” em meio a concorrência e conseguir chamar a atenção da clientela.

A dificuldade principal de qualquer empresa iniciante é conseguir chamar a atenção da clientela. Isso acontece porque a empresa é nova e ninguém a conhece. Ou seja, as pessoas ainda alimentam diversas objeções ao seu negócio e ainda não confiam nele o bastante para comprar seus produtos.

Por essa razão, chamar a atenção e quebrar o ruído em meio a tantas outras empresas talvez seja a fase mais difícil de qualquer empresa. O segredo para vencê-la é ter em mente que leva tempo e esforço para conquistar a confiança de novos clientes. O processo de quebra de objeções leva tempo e depende de uma comunicação constante com o público. (Se sua empresa prospecta clientes por plataformas como o Instagram e ainda está na fase de quebrar o ruído, recomendo ver o texto seguinte: 4 erros comuns no Instagram de empresas)         

Ganhando tração

O último estágio também é muito difícil, mas é aquele que determina que finalmente a empresa conseguiu se inserir no mercado. Essa é a fase de ganho de tração, ou seja, quando a empresa consegue se manter caminhando naquele nicho.

Para ganhar tração, sua empresa depende de estar vendendo. Por isso, essa é uma fase que deve acontecer depois da quebra de ruído, isto é, somente depois de sua empresa ter conseguido conquistar um número razoável de clientes.

Porém, para ter tração é necessário que você já entenda quais metas devem ser batidas para que sua empresa consiga sobreviver. Daí que a dificuldade desta fase está em conseguir encontrar estratégias para a prospecção constante de clientes. Porém, depois de ter passado por todas essas fases, você já terá uma boa ideia do que fazer para conseguir que a empresa continue caminhando.

Gostou deste texto e está passando por alguma dificuldade na sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Entenda os estágios principais de toda empresa iniciante

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Entenda os estágios principais de toda empresa iniciante

5 passos para melhorar o fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa diz respeito a todo valor movimentado no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo. A saúde financeira de uma empresa depende diretamente de um controle adequado do fluxo de caixa. o bem ou mal. Além disso, torna-se difícil fazer projeções, elaborar metas e conseguir colocar o seu negócio nos eixos.

Entenda os estágios principais de toda empresa iniciante

4 passos para profissionalizar o seu canal do YouTube

De repente seu canal do YouTube está indo bem e você não sabe exatamente quais são os próximos passos a serem tomados? Essa é uma dificuldade muito comum entre youtubers. tomar alguns passos decisivos para continuar crescendo. Por isso, resolvemos separar 4 passos para melhorar a qualidade e conseguir profissionalizar o seu canal do YouTube:

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp