Liderança em tempos de crise: dicas essenciais do que fazer

Em tempos de crise, sabemos que a dinâmica de uma empresa muda completamente. O clima de tensão e incerteza afeta a produtividade dos funcionários e causa ainda mais dificuldade para o dia a dia da empresa.

É nesse momento que se torna essencial o papel da liderança da empresa. A forma como os líderes da empresa reagirão nos momentos de crise é determinante para que a empresa consiga superar as situações difíceis.

Líderes que se desesperam, que perdem a esperança em meio a situação e jogam a toalha para qualquer planejamento, acabam por afetar toda a equipe e tornar pior uma situação que já é ruim o bastante.

Se você está tendo dificuldade com a liderança da sua empresa em meio ao atual tempo de crise, daremos algumas dicas essenciais do que fazer para manter sua equipe firme e disposta a bater de frente com os desafios:

Seja o primeiro otimista

Nossa primeira dica de liderança em momentos de crise é simples, mas extremamente importante. Não importa o quanto as coisas estejam difíceis, não importa o tamanho do problema, seja o primeiro otimista. Seja o primeiro a acreditar que é possível dar a volta por cima.

Se você entregar os pontos e aceitar que não há qualquer coisa a ser feita, sua equipe acreditará na mesma coisa. Portanto, por mais difícil que pareça, seja o primeiro otimista. Só assim você ganhará a confiança da equipe em continuar lutando ao seu lado.

Demonstre compreensão a sua equipe

Outro ponto importante para liderar em tempos de crise é demonstrar compreensão a equipe. Mostre que você também se preocupa com a situação e que compreende o medo e ansiedade de cada um deles.

Mostre também que você está disposto a fazer o máximo para ajudar a empresa e evitar medidas como demissão, redução de horas, etc. Contudo, jamais esconda o tamanho do problema. Seja sempre franco e honesto com cada um. (Veja também nosso texto: Como educar seu time a sempre buscar soluções)

Elabore planos de ação

A partir do momento em que você conseguir recuperar a moral e a confiança da sua equipe, não fique parado. Comece imediatamente a elaborar planos de ação para a saída da crise.

O quanto mais você se desesperar sem tomar qualquer ação, nada poderá acontecer. Por isso, inicie um planejamento o mais rápido possível e, a partir disso, comece a agir. (Recomendamos também ler este texto: Como tirar sua empresa do vermelho)

Lembre-se que o seu papel enquanto líder não é lamentar ou oferecer consolo, mas liderar a equipe na busca de soluções diante dos problemas. Isso naturalmente exigirá ainda mais trabalho e dedicação de você e da sua equipe.

Liderança em tempos de crise

Aprenda com a crise

Nossa última dica é fazer o máximo para aprender com a crise. Não enxergue toda a situação como uma oportunidade somente para lamentar e ficar com raiva do mundo. Com certeza haverá lições valiosas para te ensinar o que melhorar na sua empresa.

Portanto, procure ter discernimento para aprender com a situação e reajustar os rumos da sua empresa. Se sua empresa está passando por momentos difíceis, em nosso blog você encontrará dezenas de artigos capazes de oferecer orientação sobre os mais diversos âmbitos de uma empresa.

Sua empresa está  passando por dificuldade e você necessita de uma consultoria? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp