O que é o DRE e porque ele é importante para o sucesso da sua empresa

Na contabilidade, há diversos instrumentos e tipos de relatório úteis para determinar a saúde financeira de uma empresa. Um desses relatórios é a chamada Demonstração do Resultado do Exercício (ou DRE).

Neste texto falaremos da importância do DRE, seus principais benefícios e de como ele pode ajudar a manutenção da sua empresa.

O que é o DRE?

O DRE é um relatório contábil cuja função é determinar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo com base em um período de tempo específico. Para elaborar o DRE, é necessário a partir de uma análise de todas as operações da empresa, sobretudo com base em seu Balanço Patrimonial.

Todo DRE deve ser assinado e elaborado por um contador habilitado pelo CRC (Conselhor Regional de Contabilidade). No DRE é considerado diversos indicadores contábeis, como as receitas, as despesas, os investimentos, os custos gerais e provisões.

Como o objetivo é uma avaliação da situação geral da empresa, muitos preferem efetuar um relatório DRE anualmente. Porém, também é possível faze-lo com uma frequência maior sempre que necessário.

Quais empresas devem fazer o DRE?

O relatório é obrigatório para toda empresa, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente. O objetivo é avaliar a performance da empresa no período de janeiro à dezembro.

DRE

Qual a importância do DRE?

A DRE é um documento obrigatório para as demandas contábeis e fiscais de uma empresa. Porém, seus benefícios vão muito além das prestações de contas. Alguns de seus principais benefícios são:

— Obter uma análise do desempenho geral da sua empresa,

— Examinar em detalhes os custos operacionais da empresa,

— Identificar pontos de melhoria,

— Elaborar estratégias para o futuro da empresa,

— Acompanhar a gestão da empresa,

— Além disso, a DRE pode ser utilizada por banco e analistas financeiras no momento de requisitar empréstimos ou investimentos para a empresa, bem como avaliar seu valor de mercado para possíveis compradores.

O que é levado em consideração numa DRE?

Há diversos indicadores que devem ser levantados no momento de elaborar uma DRE. Muitos já são conhecidos para o balanço patrimonial, mas vale ressaltar os seguintes:

— Despesas com vendas,

— Despesas de produção (ou operacionais),

— Despesas administrativas,

— Receita líquida de vendas e serviços,

— Receita bruta de vendas e serviços,

— Impostos,

— Lucro ou prejuízo operacional,

— Dentre outros.

Lembre-se que o DRE é um levantamento detalhado das finanças de uma empresa e, por isso, deve ser feito por um contador experiente na elaboração desse tipo de relatório. Após a análise da DRE da sua empresa, caso necessário, contrate um serviço de contabilidade consultiva para o auxiliar a otimizar todos os processos contábeis e gerenciais da empresa. (Para saber mais sobre o que é a contabilidade consultiva, visite o seguinte link: Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa)

Conclusão

Jamais subestime a importância da DRE. Através dela você consegue ter uma maior consciência de indicadores importantes da sua empresa. Ainda que sua empresa esteja bem e lucrativa, uma avaliação contábil pode lhe revelar a média de produção ideal e o potencial de crescimento da sua empresa.

Gostou deste texto e quer saber mais sobre como elaborar a DRE da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para profissionais da saúde

Contabilidade para profissionais da saúde

A contabilidade é um dos setores que mais auxiliam um profissional da saúde a abrir sua clínica. A área da saúde possui uma importância muito grande e os serviços oferecidos por ela são essenciais. Por esse motivo, quando um profissional da área da saúde enfim se forma, ele passa a ter diversas opções para trabalhar. Uma das melhores maneiras é por meio da abertura de uma empresa na área.

Como abrir uma clínica de radiologia

Como abrir uma clínica de radiologia

Você com certeza já foi a uma clínica de radiologia, não é? Mas já lhe ocorreu abrir uma? Empreender nessa área pode ser bem lucrativo. Isso se deve a um bom potencial para se explorar no mercado. São exames úteis para diagnosticar eventuais doenças, principalmente na odontologia.

Contabilidade para social media: como funciona?

Contabilidade para social media: como funciona?

Já ouviu falar na contabilidade para social media? A profissão de social media está entre as que mais crescem no mercado de marketing digital. Apesar de ser uma área nova, ela já oferece salários bons, com uma maior liberdade de trabalho e de realização. Você aprenderá como funciona a contabilidade para esse tipo de profissional, quais os benefícios de uma assessoria contábil, o CNAE correto para o social media, e muito mais!

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais