O que é o DRE e porque ele é importante para o sucesso da sua empresa

DRE

Na contabilidade, há diversos instrumentos e tipos de relatório úteis para determinar a saúde financeira de uma empresa. Um desses relatórios é a chamada Demonstração do Resultado do Exercício (ou DRE).

Neste texto falaremos da importância do DRE, seus principais benefícios e de como ele pode ajudar a manutenção da sua empresa.

O que é o DRE?

O DRE é um relatório contábil cuja função é determinar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo com base em um período de tempo específico. Para elaborar o DRE, é necessário a partir de uma análise de todas as operações da empresa, sobretudo com base em seu Balanço Patrimonial.

Todo DRE deve ser assinado e elaborado por um contador habilitado pelo CRC (Conselhor Regional de Contabilidade). No DRE é considerado diversos indicadores contábeis, como as receitas, as despesas, os investimentos, os custos gerais e provisões.

Como o objetivo é uma avaliação da situação geral da empresa, muitos preferem efetuar um relatório DRE anualmente. Porém, também é possível faze-lo com uma frequência maior sempre que necessário.

Quais empresas devem fazer o DRE?

O relatório é obrigatório para toda empresa, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente. O objetivo é avaliar a performance da empresa no período de janeiro à dezembro.

DRE

Qual a importância do DRE?

A DRE é um documento obrigatório para as demandas contábeis e fiscais de uma empresa. Porém, seus benefícios vão muito além das prestações de contas. Alguns de seus principais benefícios são:

— Obter uma análise do desempenho geral da sua empresa,

— Examinar em detalhes os custos operacionais da empresa,

— Identificar pontos de melhoria,

— Elaborar estratégias para o futuro da empresa,

— Acompanhar a gestão da empresa,

— Além disso, a DRE pode ser utilizada por banco e analistas financeiras no momento de requisitar empréstimos ou investimentos para a empresa, bem como avaliar seu valor de mercado para possíveis compradores.

O que é levado em consideração numa DRE?

Há diversos indicadores que devem ser levantados no momento de elaborar uma DRE. Muitos já são conhecidos para o balanço patrimonial, mas vale ressaltar os seguintes:

— Despesas com vendas,

— Despesas de produção (ou operacionais),

— Despesas administrativas,

— Receita líquida de vendas e serviços,

— Receita bruta de vendas e serviços,

— Impostos,

— Lucro ou prejuízo operacional,

— Dentre outros.

Lembre-se que o DRE é um levantamento detalhado das finanças de uma empresa e, por isso, deve ser feito por um contador experiente na elaboração desse tipo de relatório. Após a análise da DRE da sua empresa, caso necessário, contrate um serviço de contabilidade consultiva para o auxiliar a otimizar todos os processos contábeis e gerenciais da empresa. (Para saber mais sobre o que é a contabilidade consultiva, visite o seguinte link: Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa)

Conclusão

Jamais subestime a importância da DRE. Através dela você consegue ter uma maior consciência de indicadores importantes da sua empresa. Ainda que sua empresa esteja bem e lucrativa, uma avaliação contábil pode lhe revelar a média de produção ideal e o potencial de crescimento da sua empresa.

Gostou deste texto e quer saber mais sobre como elaborar a DRE da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.