Entenda o que é o balanço patrimonial de uma empresa

balanço patrimonial

Se você é dono de empresa, então já deve ter ouvido falar no chamado Balanço Patrimonial. Contadores e analistas financeiros estão sempre mencionando e chamando atenção para a importância desse relatório.

Por isso, neste texto explicaremos o que é o balanço patrimonial e porque ele é importante para qualquer empresa.

O que é o balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um relatório contábil e financeiro cujo objetivo é apresentar um levantamento econômico de uma empresa em determinado período. O documento se baseia em uma listagem dos bens, investimentos e outros recursos financeiros que influenciam e determinam o valor patrimonial de uma empresa.

Por essa razão, o Balanço Patrimonial é um dos demonstrativos financeiros mais importantes para a saúde financeira do seu negócio. Ignorar a importância de fazê-lo com a regularidade indicada pode trazer sérios problemas para sua empresa.

Pra que serve o balanço patrimonial?

De maneira geral, o balanço patrimonial apresenta importantes indicadores contábeis. No levantamento do balanço, elabora-se uma macro-análise das finanças da empresa. Alguns dos principais benefícios do balanço patrimonial:

* Análise global das finanças da empresa,

* Detalhamento dos dados contábeis e financeiros,

* Detalhamento dos custos e despesas gerais da empresa,

* Base para estimativa do valor de mercado de uma empresa,

* Base para elaboração de planejamento estratégico,

* Base para o planejamento tributário de uma empresa.

Através do Balanço Patrimonial é possível ter consciência de diversos dados e indicadores importantes da empresa. Sem esses dados, sua empresa estará navegando no escuro, sem ser capaz de conhecer seus pontos financeiros fortes e fracos.

Além disso, com base no balanço patrimonial é possível elaborar planejamentos para redução de custos, mudança de regime tributário, abatimentos fiscais, dentre outras ações possíveis apenas pela discriminação desses dados.

Quando deve ser feito o balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial costuma ser feito a cada 12 meses de exercício da empresa. Porém, algumas empresas preferem fazer com uma frequência maior para que assim possam manter um controle mais preciso de suas finanças.

O documento é uma das obrigações fiscais de empresas de médio e grande porte, e é geralmente elaborado em conjunto com o DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). (Para saber mais sobre o que é o DRE, consulte o texto seguinte: O que é o DRE e porque ele é importante para o sucesso da sua empresa)

Balanço Patrimonial

Principais indicadores

O Balanço Patrimonial de uma empresa é geralmente composto por três indicadores principais: 1) os bens ativos, 2) os bens passivos, e o 3) patrimônio líquido. Assim, a partir da diferença entre os bens que geram renda, (bens ativos), os bens que geram despesas (bens passivos) e o recursos gerais da empresa, estima-se o valor patrimonial do negócio.

A partir desses indicadores é possível determinar ações importantes para o aumento do valor patrimonial, como

* Levantar as despesas gerais dos bens passivos,

* Explorar o potencial de geração de renda dos bens ativos gerais,

* Determinar o valor de mercado, bem como

* Elaborar estimativas da taxa de crescimento da empresa.

Conclusão

O Balanço Patrimonial é um importante relatório para que o empresário conheça o valor patrimonial de sua empresa.

Infelizmente, muitos empresários ignoram a importância desse tipo de documento e acabam tomando decisões precipitadas no momento de vender o patrimônio da empresa, de estimar a participação de um sócio, de realizar empréstimos, dentre várias outras decisões que dependem de uma consciência apurada do valor de mercado geral daquele negócio.

Você gostaria de uma consultoria na elaboração do balanço patrimonial da empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress