O que um contador pode fazer pela sua empresa?

Contratar um contador, ou uma consultoria contábil, está entre os investimentos que mais podem mudar o jogo de uma empresa.

O que faz um contador?

Um bom contador pode te ajudar em diversas áreas e fazer sua empresa crescer. Por isso, nunca subestime a importância de contratar um contador para a sua empresa. É uma das decisões mais sérias que você tomará para o seu negócio.

Esqueça a ideia de que o contador é só alguém que calcula impostos e os salários dos colaboradores. A contabilidade vai muito além disso e pode ajudar sua empresa de diversas formas.

Para te ajudar a compreender melhor o que é a contabilidade e tudo o que um contador pode fazer por uma empresa, neste artigo vamos te apresentar as principais formas de atuação de um contador e de uma consultoria contábil.

Auxilio de um contador

1) Organização das finanças da empresa

O primeiro benefício de um bom contador é a organização das finanças da sua empresa. As finanças estão entre os aspectos mais importantes de um negócio. Quer conhecer uma regra quase sem exceção?

Empresas em dificuldade têm suas finanças completamente descontroladas.

Pois é, é simples assim. Empresas que possuem um bom controle das suas finanças estão sempre melhores do que aquelas que não possuem controle algum. Claro, é possível que empresas com finanças controladas passam por dificuldade, assim como é possível que empresas sem controle de suas finanças tenham bastante lucro.

Porém, pode ter certeza que se uma empresa possui bastante lucro, mas não tem controle algum de suas finanças, ela é uma boa candidata para problemas futuros.

É um enredo que todo contador já viu: a empresa ganha bastante dinheiro, o dono se deslumbra, gasta tudo o que ganha, e logo a empresa entra em crise.

Por isso, você deve conhecer bem as finanças do seu negócio. Deve saber o faturamento, o lucro, os custos, o valor de patrimônio e tudo o que compõe o valor da sua empresa. Para isso, não há profissional melhor que um contador.

Se você deseja organizar as finanças da sua empresa ou abrir sua empresa de forma correta, agende um diagnóstico gratuito com nosso contador

2) Planejamento e mudança de regime tributário

Um bom contador também pode ajudar sua empresa na orientação sobre o regime tributário adequado. A escolha de regime tributário está entre as mais importantes de uma empresa.

O regime tributário errado pode fazer você pagar muito mais impostos que o necessário. Assim, é essencial ter ao seu lado um contador capaz de lhe orientar sobre qual o melhor regime tributário para o seu negócio.

Um bom planejamento tributário pode te ajudar a pagar bem menos impostos e economizar bastante dinheiro.

Quer saber como funciona um planejamento tributário? Veja aqui: Planejamento tributário: o que é e como ele pode te ajudar a pagar menos impostos

um contador pode fazer um planejamento para sua empresa

3) Precificação de produtos

Sim, um bom serviço contábil pode ajudar sua empresa na escolha dos preços corretos para os produtos. Escolher preços corretamente é a melhor forma de garantir que sua empresa terá lucro com suas vendas.

Um bom contador pode te dar uma orientação adequada sobre tudo isso.

Se você quer saber como acertar a precificação dos seus produtos? Temos várias dicas aqui: 6 dicas para acertar a precificação dos seus produtos

4) Redução de gastos

Uma vez que você tenha um maior controle e consciência sobre as finanças da sua empresa, será muito mais fácil identificar as melhores formas de reduzir gastos e despesas.

Um bom contador estará sempre de olho nesses aspectos e poderá orientá-lo sempre sobre como evitar gastos desnecessários.

Sim, é exatamente o que você está pensando: um bom contador pode ajudá-lo a economizar bastante dinheiro.     

Reduza os gastos da sua empresa com um contador

5) Otimização de processos

Além de todas essas formas de benefício, a contabilidade também pode ajudar sua empresa com a otimização dos seus processos.

Uma boa assessoria contábil pode ajudá-lo a unificar formas de execução, automatizar certas ações, bem como a pensar formas de organizar melhor a execução de certas tarefas.

6) Planejamento a longo prazo

Toda empresa precisa de um plano financeiro de longo prazo. Com a ajuda de um bom contador, é possível tomar diversas ações para ajudar seu negócio a se prevenir contra eventuais crises, proteger-se contra momentos de dificuldade, e até mesmo a financiar sua própria expansão e crescimento.

Um bom contador irá ajudá-lo a desenhar o futuro da sua empresa, de modo que você terá a certeza de estar construindo um negócio seguro, sólido e estável.

Grandes empresas estão sempre planejando e projetando seu próprio futuro. Você deve começar a fazer o mesmo.

É necessário ter um contador para empresa?

À esta altura, você já deve ter percebido que um contador, ou uma assessoria contábil, desempenha um papel essencial em diversas decisões importantes para uma empresa.

Para que você possa relembrar, estas são as principais formas que um contador pode ajudar uma empresa:

1) Organização das finanças da empresa,

2) Planejamento e mudança de regime tributário,

3) Precificação de produtos,

4) Redução de gastos,

5) Otimização de processos,

6) Planejamento a longo prazo.

Deseja contratar uma contabilidade online?

Se você ainda está em dúvidas se deve contratar um contador para o seu negócio, converse conosco! Clique aqui.

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para profissionais da saúde

Contabilidade para profissionais da saúde

A contabilidade é um dos setores que mais auxiliam um profissional da saúde a abrir sua clínica. A área da saúde possui uma importância muito grande e os serviços oferecidos por ela são essenciais. Por esse motivo, quando um profissional da área da saúde enfim se forma, ele passa a ter diversas opções para trabalhar. Uma das melhores maneiras é por meio da abertura de uma empresa na área.

Como abrir uma clínica de radiologia

Como abrir uma clínica de radiologia

Você com certeza já foi a uma clínica de radiologia, não é? Mas já lhe ocorreu abrir uma? Empreender nessa área pode ser bem lucrativo. Isso se deve a um bom potencial para se explorar no mercado. São exames úteis para diagnosticar eventuais doenças, principalmente na odontologia.

Contabilidade para social media: como funciona?

Contabilidade para social media: como funciona?

Já ouviu falar na contabilidade para social media? A profissão de social media está entre as que mais crescem no mercado de marketing digital. Apesar de ser uma área nova, ela já oferece salários bons, com uma maior liberdade de trabalho e de realização. Você aprenderá como funciona a contabilidade para esse tipo de profissional, quais os benefícios de uma assessoria contábil, o CNAE correto para o social media, e muito mais!