Planejamento tributário: o que é e como ele pode te ajudar a pagar menos impostos

Não ter atenção com o planejamento tributário e não deixá-lo bem estruturado pode proporcionar para empresa um grande empecilho ao crescimento. A cada novo passo em direção ao crescimento, toda empresa deve parar e rever suas novas necessidades e obrigações.

Uma dessas obrigações é a de planejar e analisar todos os seus encargos fiscais para garantir um crescimento seguro e sem dores de cabeça. Daí porque o planejamento tributário é tão importante para uma empresa.

Se você ainda não sabe o que isso significa, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais a fundo sobre o planejamento tributário.

O que é planejamento tributário?

De maneira simples, o planejamento tributário (ou planejamento fiscal) é uma análise contábil que possui o objetivo de reduzir a carga de tributos obrigatórios a uma empresa. O planejamento tributário leva em consideração as atividades e os processos exercidos pela empresa, de modo a identificar ações que possibilitaram a redução na carga de impostos.

É muito comum que, no processo de crescimento de uma empresa, os gestores acabam criando uma estrutura que acaba por aumentar a carga tributária de um modo completamente desnecessário.

Cria-se estruturas complexas de produção, contrata-se benefícios sem uma análise prévia, ou até mesmo realiza contratações sem uma indicação adequada. Há diversas ações que acabam por aumentar os custos totais com tributos. Por isso a importância do planejamento tributário.

Com a orientação de um profissional com experiência nesse tipo de planejamento, você terá a segurança de tomar as decisões corretas e manter a estrutura adequada para sua empresa, sem que isso acarrete em obrigações fiscais maiores que as necessárias.

Em seguida, falaremos um pouco mais sobre as vantagens de se produzir um planejamento tributário para micro e pequenas empresas.

Vantagens do planejamento tributário

Há diversas vantagens de elaborar um planejamento tributário para uma empresa. Dentre as principais estão:

– Escolha de regime tributário adequado,

– Redução de gastos com tributos,

– Análise dos processos da empresa,

– Otimização da estrutura financeira e contábil,

– Criação de uma estrutura financeira segura e estável,

– Preparar-se para auditorias,

– Dentre outros.

Como fazer um planejamento tributário

Todo planejamento tributário deve ser feito a partir de uma visão global da empresa. Isso porque diversas ações podem ser escolhidas visando a redução da carga de tributos, desde a unificação dos processos de produção, até a escolha da localização da empresa e da contratação de mão de obra.

Por essa razão, existem diversos tipos de planejamento tributário, como o planejamento estratégico, o operacional, e o planejamento corretivo. Cada forma de planejamento focará em uma dimensão específica da empresa. O que mostra que todo planejamento tributário é feito por um profissional com boa experiência na área.

Além disso, é importante que você saiba identificar qual processo da sua empresa mais necessita de uma análise e de um planejamento tributário.  Em geral, os setores que mais merecem atenção são aqueles que crescem de maneira desordenada, como contratação de funcionários, criação de novos setores da empresa, expansão para novos produtos, e processos similares. (Para saber mais sobre como analisar a performance da sua empresa, veja este texto: Aprenda a analisar a performance da sua empresa)

Contudo, vale ressaltar que o planejamento tributário não é importante apenas para empresas grandes, toda empresa, mesmo que pequena, pode se beneficiar de um bom planejamento tributário. Isso garantirá uma maior segurança e estabilidade ao seu processo de crescimento.

Isso ocorre porque a estrutura tributária do Brasil é bastante complexa e, com isso, quanto mais orientação contábil você tiver durante o processo de crescimento da sua empresa, mais certeza terá de que está no caminho certo. (Para conhecer outra manobra contábil muito utilizada na redução de impostos de uma empresa, aprenda sobre a elisão fiscal: O que é elisão fiscal? Veja como ela pode beneficiar sua empresa)

Como fazer um planejamento tributário

Conclusão

O planejamento tributário é indicado para empresas de qualquer porte. É um ótimo recursos para garantir a segurança de uma empresa durante seu crescimento. Para que você possa relembrar os pontos principais do texto:

– O planejamento tributário é uma análise contábil que visa reduzir a carga de impostos de uma empresa.

– Há diversos benefícios obtidos de um planejamento tributário, como a redução de despesas, escolha de regime tributário, dentre vários outros.

– Há vários tipos de planejamento tributário, como o planejamento operacional, fiscal, etc.

Se você ainda tem dúvida se vale a pena o planejamento tributário, recomendo que assista a este vídeo.

Gostou deste texto e gostaria de  contratar o planejamento tributário da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp