Planejamento tributário: o que é e como ele pode te ajudar a pagar menos impostos

planejamento tributário

Não ter atenção com o planejamento tributário e não deixá-lo bem estruturado pode proporcionar para empresa um grande empecilho ao crescimento. A cada novo passo em direção ao crescimento, toda empresa deve parar e rever suas novas necessidades e obrigações.

Uma dessas obrigações é a de planejar e analisar todos os seus encargos fiscais para garantir um crescimento seguro e sem dores de cabeça. Daí porque o planejamento tributário é tão importante para uma empresa.

Se você ainda não sabe o que isso significa, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais a fundo sobre o planejamento tributário.

O que é planejamento tributário?

De maneira simples, o planejamento tributário (ou planejamento fiscal) é uma análise contábil que possui o objetivo de reduzir a carga de tributos obrigatórios a uma empresa. O planejamento tributário leva em consideração as atividades e os processos exercidos pela empresa, de modo a identificar ações que possibilitaram a redução na carga de impostos.

É muito comum que, no processo de crescimento de uma empresa, os gestores acabam criando uma estrutura que acaba por aumentar a carga tributária de um modo completamente desnecessário.

Cria-se estruturas complexas de produção, contrata-se benefícios sem uma análise prévia, ou até mesmo realiza contratações sem uma indicação adequada. Há diversas ações que acabam por aumentar os custos totais com tributos. Por isso a importância do planejamento tributário.

Com a orientação de um profissional com experiência nesse tipo de planejamento, você terá a segurança de tomar as decisões corretas e manter a estrutura adequada para sua empresa, sem que isso acarrete em obrigações fiscais maiores que as necessárias.

Em seguida, falaremos um pouco mais sobre as vantagens de se produzir um planejamento tributário para micro e pequenas empresas.

Vantagens que planejamento tributário pode proporcionar para empresa

Há diversas vantagens de elaborar um planejamento tributário para uma empresa. Dentre as principais estão:

– Escolha de regime tributário adequado,

– Redução de gastos com tributos,

– Análise dos processos da empresa,

– Otimização da estrutura financeira e contábil,

– Criação de uma estrutura financeira segura e estável,

– Preparar-se para auditorias,

– Dentre outros.

Precisa realizar o planejamento tributário para a sua empresa? Agende um diagnóstico com nosso contador, totalmente gratuito:

Precisa realizar o planejamento tributário para a sua empresa? Agende um diagnóstico com nosso contador, totalmente gratuito:

Como fazer um planejamento tributário

Todo planejamento tributário deve ser feito a partir de uma visão global da empresa. Isso porque diversas ações podem ser escolhidas visando a redução da carga de tributos, desde a unificação dos processos de produção, até a escolha da localização da empresa e da contratação de mão de obra.

Por essa razão, existem diversos tipos de planejamento tributário, como o planejamento estratégico, o operacional, e o planejamento corretivo.

Cada forma de planejamento focará em uma dimensão específica da empresa. O que mostra que todo planejamento tributário é feito por um profissional com boa experiência na área.

Além disso, é importante que você saiba identificar qual processo da sua empresa mais necessita de uma análise e de um planejamento tributário.  Em geral, os setores que mais merecem atenção são aqueles que crescem de maneira desordenada, como contratação de funcionários, criação de novos setores da empresa, expansão para novos produtos, e processos similares.

(Para saber mais sobre como analisar a performance da sua empresa, veja este texto: Aprenda a analisar a performance da sua empresa)

Contudo, vale ressaltar que o planejamento tributário não é importante apenas para empresas grandes, toda empresa, mesmo que pequena, pode se beneficiar de um bom planejamento tributário. Isso garantirá uma maior segurança e estabilidade ao seu processo de crescimento.

Isso ocorre porque a estrutura tributária do Brasil é bastante complexa e, com isso, quanto mais orientação contábil você tiver durante o processo de crescimento da sua empresa, mais certeza terá de que está no caminho certo.

(Para conhecer outra manobra contábil muito utilizada na redução de impostos de uma empresa, aprenda sobre a elisão fiscal: O que é elisão fiscal? Veja como ela pode beneficiar sua empresa)

Como fazer um planejamento tributário

Conclusão

O planejamento tributário é indicado para empresas de qualquer porte. É um ótimo recursos para garantir a segurança de uma empresa durante seu crescimento. Para que você possa relembrar os pontos principais do texto:

- O planejamento tributário é uma análise contábil que visa reduzir a carga de impostos de uma empresa.

- Há diversos benefícios obtidos de um planejamento tributário, como a redução de despesas, escolha de regime tributário, dentre vários outros.

- Há vários tipos de planejamento tributário, como o planejamento operacional, fiscal, etc.

Se você ainda tem dúvida se vale a pena o planejamento tributário, recomendo que assista a este vídeo.

Gostou deste texto e gostaria de  contratar o planejamento tributário da sua empresa? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.