3 princípios importantes para a liderança
Todo dono de empresa sabe da dificuldade que é montar um time de sucesso. É bastante comum encontramos equipes inteiras que são mantidas pelo trabalho de apenas uma ou duas pessoas. Com isso, o trabalho dos demais aumenta simplesmente porque agora terão que carregar o trabalho daqueles que são ineficientes. Embora equipes desse tipo obtenham algum resultado, é difícil afirmar que são equipes de sucesso, pois o custo de tal resultado seria menor caso cada indivíduo executasse o que lhe é devido. Por isso, selecionamos para você três princípios de liderança que o ajudará a montar um time de sucesso:
1 – A culpa é sempre sua
Este é um princípio militar, adotado principalmente pelos SEALs americanos, mas é aplicável a qualquer cargo de liderança. Não importa o que aconteça; se você é o líder, a culpa é sempre sua. Se o seu funcionário não entregou, se ele faltou e não avisou, se ele não cumpre as tarefas no tempo necessário, tudo é culpa sua. Toda responsabilidade está sempre no líder. É do líder que deve vir todas as ordens, regras e exigências de maneira totalmente clara. Cada falha de um funcionário seu é, no final, uma falha sua. Foi você quem o contratou, foi você quem falhou ao explicar as regras, foi você quem delegou de maneira errada.
Parece estranho, mas esta é uma característica fundamental de toda boa liderança – responsabilizar-se por tudo o que acontece. Bons líderes jamais terceirizam a culpa, jamais apontam o dedo. Portanto, o primeiro passo essencial para montar uma boa equipe é assumir seu papel de líder. Ser líder significa ter consciência de que você é o principal responsável por todo sucesso ou fracasso da equipe.
2 – Os bons sempre entregam
Essa é uma característica importante para reconhecer bons funcionários. Os bons funcionários sempre entregam. Muitos empregadores erram ao preferir e contratar certos funcionários por proximidade pessoal, por carisma, ou qualquer outro critério arbitrário. Contudo, bons líderes se preocupam com o resultado final. Logo, bons líderes buscam funcionários que entregam resultados. No fim, seu único critério deve favorecer apenas os funcionários que dão resultado. É disso que sua empresa depende. Note que isso não quer dizer que você deve ser um carrasco punidor. Acreditar que a única forma de obter resultado é através da punição e da força também é um erro grave. Uma boa equipe é uma equipe na qual todos executam sua função de maneira exemplar, e isso só acontece porque o líder deixou as regras e as atividades claras para todos.
Desse mesmo princípio também há um aprendizado importante: os funcionários ruins serão sempre assim. Sabe aquele funcionário que para tudo tem uma desculpa? Aquele que sempre há uma história para contar sobre porque ele não fez o que deveria? Sim, esse daí não tem mais jeito. Lembre-se: os bons sempre entregam. Os bons funcionários, mesmo quando não conseguem entregar, se preocupam em conseguir entregar da próxima vez. Apenas os resultados devem guiar suas decisões como líder, não sua emoção. É exatamente por tais razões que chegamos no terceiro princípio essencial:
3 – Não vale a pena contratar funcionários ruins
Há uma famosa entrevista de Elon Musk na qual ele afirma que decidiu assumir um certo cargo na própria empresa pelo fato de que “os funcionários bons daquela área já estavam todos contratados, e os ruins não fazia sentido em contratá-los”. A decisão de Musk é acertada e um exemplo de liderança. Se não há bons funcionários disponíveis, então por que alguém contrataria um funcionário ruim? Este é um erro muito comum entre os gestores e donos de empresa. Para preencher um cargo, acabam contratado pessoas negligentes e sem compromisso. O resultado disso, naturalmente, é o fato de que toda a equipe terá que trabalhar mais para “carregar” o peso adicional.
É necessário ter em mente que não faz sentido contratar e manter pessoas que não estão comprometidas com o trabalho. Essa é uma ideia simples, mas que merece ser sempre reafirmada. Você ficaria surpreso com o quanto as pessoas esquecem. Muitos donos de empresa contratam funcionários sem saber qual a função deverão desempenhar dentro da equipe. Contratam sem ter uma ideia clara de qual objetivo aquela equipe terá que cumprir. Como resultado, a equipe está sempre perdida nos objetivos, sem saber o que deve alcançar, ou qual o papel de cada um. Portanto, uma maior clareza de objetivo criará uma maior clareza das funções da equipe, daquilo que o líder terá que executar e de como cada um terá que proceder. Clareza nos papéis, clareza na execução.
Veja também: Como abrir e manter uma microempresa
Gostou deste texto? Não deixe de ver também este vídeo:
Veja mais conteúdos:
Conheça nossos serviços: