A vantagem competitiva de uma empresa é aquele conjunto de características que a diferencia em relação às outras. Pode ser o preço, a qualidade do produto, ou até mesmo o atendimento e outros fatores.
O importante é que através daquelas características que o cliente reconhece o destaque da sua empresa diante das outras. Daí porque ela desenvolve uma vantagem competitiva.
Muitos empresários acreditam que essa vantagem competitiva se desenvolve ao acaso, seja porque alguém deu sorte em encontrar um bom produto, ou porque deu sorte em encontrar bons funcionários.
Porém, pensar assim é um erro e pode custar o futuro e o desenvolvimento do seu negócio.
Segue a leitura que mostraremos um passo a passo simples do que fazer para desenvolver a vantagem competitiva da sua empresa e conseguir colocá-la em uma posição diferenciada dentro do mercado:
1 – Encontre um nicho que demande maior atenção
O primeiro passo para desenvolver a vantagem competitiva de uma empresa é especializar-se em algum sub-nicho do seu ramo de atuação.
Em qualquer área que uma empresa trabalhe, há sempre um sub-nicho que demanda maior atenção e pode ser explorado para a obtenção de maior lucro.
Por exemplo, se você atua na área de maquiagem, poderia especializar-se em maquiagens para formaturas ou maquiagem para entrevistas de emprego. O importante aqui é que sua empresa consiga se destacar como especialista em determinado ramo.
Isso trará maior atenção para os seus serviços e fará com que sua empresa se posicione como capaz de atender problemas específicos daquela área.
2 – Aprimore suas qualidades
O segundo passo consiste em focar nas suas qualidades e melhorá-las ainda mais.
A ideia é que o foco da sua empresa esteja completamente voltado a aprimorar seus pontos mais fortes e trazer sempre o que há de melhor para o cliente.
Empresas que procuram trazer muitas novidades frequentemente perdem o foco dos seus produtos e qualidades principais, fazendo com que percam força em agregar valor ao cliente.
Portanto, foque em melhorar suas próprias habilidades sempre. Ou seja, foque em ser cada vez mais o melhor naquilo.
3 – Crie uma cultura que atrai os melhores talentos
Lembre-se: o crescimento de uma empresa depende de bons profissionais. Por isso, saiba reconhecer, valorizar e atrair os melhores. Procure desenvolver uma cultura de apoio e reconhecimento do talento e do esforço.
Um dos fatores que mais desestimulam os bons profissionais é a falta de reconhecimento.
E, infelizmente, no Brasil é muito comum vermos diversas empresas com excelentes profissionais que acabam desestimulados e frustrados porque não recebem o devido reconhecimento pelos seus esforços.
(Se não sabe o que fazer para construir a cultura de uma empresa, recomendamos este texto: Aprenda o que é e como construir a cultura de uma empresa)
4 – Defina um valor único para sua empresa
Defina muito bem os valores da sua empresa e foque em construir o seu produto ou serviço em torno do valor principal.
Se o valor principal da sua empresa é a qualidade do produto, então construa uma cultura organizacional voltada para o aprimoramento constante dos seus produtos.
Lembre-se que definir um valor único significa determinar um valor inegociável para sua empresa.
Ou seja, se o valor principal é a qualidade, então este será sempre um comprometimento tácito da sua gestão, custe o que custar.
(Para saber mais da importância de definir os valores da sua empresa, recomendamos este texto: A importância de definir os valores da sua empresa)
5 – Foque sempre no seu cliente
Foque no seu cliente. Jamais olhe para o lado. Evite a obsessão de comparar sua empresa às outras o tempo inteiro. Foque no seu cliente. Procure ouvi-lo e atendê-lo de todas as formas possíveis.
Foque em melhorar seus produtos, seu atendimento, em melhorar a conexão com o cliente e oferecer a melhor experiência possível.
Esteja sempre aprimorando o ambiente da sua empresa sem a necessidade de copiar e se comparar aos outros.
Dê sempre um passo de cada vez em direção a melhoria. Respeitar cada um desses fatores com certeza trará uma grande vantagem para sua empresa em relação as outras.
Fazer cada uma dessas coisas pode levar um tempo considerável, mas com certeza valerá a pena.
Quer saber mais como implementar vantagens competitivas na sua empresa? Fale conosco. Clique aqui.