3 áreas que todo empreendedor deve conhecer

Há quem acredite que se tornar empreendedor é o melhor caminho para quem não quer estudar e só quer ganhar dinheiro. E que para ser empreendedor basta iniciar sua empresa, oferecer um produto e sentar enquanto ganha dinheiro.

Tudo isso é reflexo do famoso dilema que frequentemente repetido por muitas pessoas: ou você vai estudar, ou você vai empreender. Porém, essa é uma ideia completamente errada. Empreender exige um processo constante de aprendizado. Se alguém resolve ser empreendedor porque não gosta de estudar, está tomando uma decisão sem qualquer fundamento.

Na verdade, sua capacidade de estudar será sim fundamental para o seu desenvolvimento enquanto empreendedor. É verdade que não será necessário estudar algumas matérias da escola. Porém, há áreas que todo empreendedor deve conhecer o mínimo. Neste texto destacamos as três áreas que todo empreendedor deve conhecer e aprimorar na sua jornada de aprendizado constante:

Finanças

A primeira área que todo empreendedor deve estudar e conhecer a fundo é finanças. Todos sabemos que as finanças são o pilar central de uma empresa. Você pode até acertar em todos os outros quesitos, mas sem um controle adequado e um conhecimento profundo das finanças da sua empresa, todo o resto desmoronará.

Infelizmente, esse é um ponto muito ignorado pelos empreendedores. Muitos se preocupam em vender, em fazer a empresa funcionar de maneira razoável, mas raramente estão dispostos a dedicar um maior tempo ao lado contábil do negócio. O resultado disso é sempre o mesmo: donos de empresa que mal conhecem conceitos básicos como lucro, faturamento, projeção de lucro, reserva de emergência, e por isso erram sem sequer ter consciência do que estão fazendo.

Por isso, jamais ignore a importância de dedicar algum tempo ao estudo e aprendizado da área de finanças. Você pode fazer um curso rápido, ou até mesmo apenas comprar alguns livros básicos da área. Para qualquer uma dessas opções, sua empresa se beneficiará bastante de todo o conhecimento que você absorverá.

Gestão

A segunda área recomendada por nós a todo empreendedor é gestão. Um das qualidades essenciais de uma boa empresa é a organização. Se há organização, há eficiência nos processos internos. E se há eficiência nos processos internos, a empresa está ganhando mais dinheiro. Uma empresa sem organização perde dinheiro. Isso acontece porque os processos atrasam, e a produção acaba por ser lenta. Se voce ainda não sabe analisar os processo da sua empresa, preparamos um artigo sobre isso, clique aqui para conferir.

Imagine o caso de um restaurante no qual todos os processos são desorganizados, desde o registro do pedido no atendimento ao cliente, até a própria produção e entrega da comida. A lentidão e a dificuldade de cada processo faz com que o restaurante limite a sua capacidade de público. Logo, a empresa deixa de ganhar dinheiro por falta de organização.

Portanto, se voce é empreendedor, dedique alguma parte de sua tempo a aprender um pouco mais sobre gestão de empresas. Isso certamente o ajudará a melhorar a aperfeiçoar os processo e criar uma empresa mais eficiente. Há dezenas de cursos e livros gratuitos sobre o tema. Você poderá ir aprendendo aos poucos e observar o que pode ser aplicado na sua empresa.

Marketing

Por fim, a terceira área que todo empreendedor deve conhecer, e estudar, é Marketing. Estudar Marketing o fará compreender melhor elementos como a imagem e a comunicação da sua empresa. Há quem ainda pense que marketing trata apenas de coisas como comerciais e campanhas publicitárias. Mas não é só isso. Acredite: seja lá qual for a sua empresa, seja lá qual o tamanho dela, ela com certeza poderia se beneficiar de um logo mais bonito, de um design mais adequado para o site, de uma farda de atendimento bem feita, dentre inúmeras outras coisas.

Marketing é imagem. E a imagem de toda empresa deve estar sempre em processo de aperfeiçoamento. Sempre há algo que pode ser melhorado, algo que criará uma maior conexão com o cliente e o fará preferir o seu produto. Sobre Marketing também há bons livros disponíveis, até mesmo gratuitos, que você poderá consultar para aprender um pouco mais da área.

Gostou deste texto e precisa de ajuda na sua empresa? Nós podemos te ajudar, clique aqui!

Chamar no WhatsApp