As consultorias se tornaram um dos serviços mais procurados depois da popularização das redes sociais. Se antes as consultorias eram contratadas apenas por grandes empresas e conglomerados empresariais, hoje elas estão disponíveis para empresas de qualquer tamanho.
Porém, ainda que este serviço esteja amplamente disponível para empresas de todos os ramos, muitos empreendedores ainda duvidam da necessidade de uma consultoria, ou até mesmo desconhecem o momento em que ela deve ser contratada.
Se este é o seu caso, preparamos este artigo para ajudá-lo a identificar os cinco sinais fundamentais de que chegou a hora de parar de adiar, buscar ajuda e contratar uma consultoria para sua empresa:
1 – Empresa com dificuldades
O primeiro sinal de que é hora de contratar uma consultoria é quando sua empresa passa por dificuldades de qualquer tipo, seja nas finanças, na captação de clientes, ou de crescer de um modo geral.
Quando sua empresa está naquele ponto em que você já tentou de tudo, mas os problemas não se resolvem, é sinal de que é melhor procurar alguma ajuda externa e capaz de encontrar um novo rumo a ser tomado.
Um serviço de consultoria empresarial pode justamente oferecer auxílio nos seguintes fatores:
– Mapeamento dos problemas gerais da empresa;
– Oferecer uma visão externa sobre os problemas da empresa;
– Produzir de um plano de ação;
– Orientar sobre a execução do plano.
Esse tipo de consultoria é essencial para um empreendedor que sequer sabe por onde começar a consertar sua empresa. Porém, além disso, pode ser que sua empresa já tenha problemas pontuais que precisam ser melhorados, como:
2 – Você não sabe como melhorar os processos
Este é um sinal importante quando há problemas específicos na gestão dos processos da empresa e dos quais você não sabe resolver. Por exemplo, pode ser que existam problemas na produção que precisam ser melhorados, ou no atendimento ao cliente, e assim por diante.
(Não sabe identificar processos de uma empresa? Não deixe de conferir este texto: Entenda o que são processos e porque eles são importantes para sua empresa)
Assim, uma consultoria pode ser contratada para resolver aquele problema específico. Isso o ajudará a aumentar a produtividade da sua empresa, bem como ganhar mais tempo na resolução dos problemas.
3 – Não conhece estratégias para crescimento da empresa
Apesar da grande maioria acreditar que a consultoria deve ser contratada apenas nos momentos de dificuldade de uma empresa, ela também é recomendada sempre que sua empresa está crescendo, mas você não sabe como gerenciar e conduzir aquele crescimento.
Por exemplo, é muito comum que empresas cresçam de maneira rápida e seus donos fiquem perdidos sem saber o que fazer com o caixa excedente ou até mesmo como fazer para conseguir lucrar ainda mais.
Essa ausência de experiência e plano faz com que as piores decisões sejam tomadas e acabam por comprometer o processo de crescimento da empresa. É aí onde entra a necessidade de uma consultoria e de alguém que possa ensinar o que deve ser feito naquele momento. Até mesmo porque, acredite, os bons momentos também acabam.
(Se esta situação pode ser o seu caso, não deixe de ver aqui as 10 dicas do que fazer para manter o crescimento da sua empresa: 10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa)
4 – Há problemas tributários
Este é um dos fatores mais comuns: a empresa passa por sérios problemas tributários porque seus donos ignoraram a importância de uma assistência contábil durante o seu desenvolvimento. Se este é o seu caso, não hesite: contrate uma consultoria antes que a bola de neve se torne grande demais.
Caso esteja com este problema, clique aqui e agende um diagnóstico é gratuito.
5 – Problemas financeiros para resolver
Também outro fator muito comum são os problemas financeiros. Se você está nesta situação e não enxerga qualquer luz no fim do túnel, então tenha certeza de que chegou a hora de buscar uma consultoria para ajudá-lo a retomar os rumos da sua empresa.
Conclusão
Há diversos sinais que indicam a necessidade de contratar uma consultoria empresarial. Consultorias não servem apenas quando a empresa vai mal, mas principalmente quando a empresa vai bem.
Os sinais que destacamos em nosso texto:
1 – Quando a empresa enfrenta problemas dos quais o empreendedor não sabe resolver,
2 – Quando o empreendedor identifica que há processos que devem ser melhorados,
3 – Quando há espaço para o crescimento, mas o empreendedor não sabe o que fazer,
4 – Quando há problemas tributários,
5 – Quando há problemas financeiros.
Gostou deste texto e procura uma consultoria contábil para o seu negócio? Clique aqui e fale conosco.