Um dos ramos cuja necessidade nunca diminui no Brasil é o das escolas de inglês. De um modo geral, qualquer negócio que busca preencher as falhas do sistema educacional brasileiro é sempre um bom candidato ao lucro e a colher bons resultados.
Porém, se há boa possibilidade de lucro, certamente você encontrará uma boa concorrência. No Brasil, o número de escolas de inglês cresce a cada ano.
Quando encontramos concorrência, a solução não é tentar ganhar batendo “de frente”, mas explorando segmentos ignorados pelo concorrente. Com relação aos cursos de inglês, há diversos segmentos distintos a serem explorados.
O primeiro fator que todo dono de curso de inglês deve levar em consideração é o fato de que as pessoas já não buscam passar pelo processo usual de aprendizado de inglês, isto é, seguindo algum curso apostila por apostila. Hoje em dia, as pessoas buscam aprender inglês para fins bastante específicos e da maneira mais rápida possível.
Por essa razão, neste texto selecionamos as principais dicas para aumentar o faturamento da sua escola de inglês e fazer com que ela ganhe um maior alcance e projeção:
Aumente a sua presença digital
O primeiro passo para aumentar o faturamento da sua escola de inglês é não ter receio de aumentar a presença digital da sua escola. De maneira simples, esteja presente e atuante em redes sociais como o Instagram e o Facebook, bem como em canais como o Youtube.
(Se quer saber mais como aumentar a presença digital da sua empresa, veja nosso texto “Como aumentar a presença digital da sua empresa”).
Utilize esses canais para mostrar ao público todos os benefícios alcançados pelos seus alunos, o projeto pedagógico da sua escola, a qualificação dos professores, e todos os elementos positivos do seu curso. Esse tipo de exposição é necessária para o crescimento da sua escola e maior projeção da sua marca.
Elabore um plano pedagógico rápido e eficiente
A segunda dica para aumentar o faturamento da sua escola envolve um cuidador maior com o plano pedagógico da sua escola. Muitos coordenadores erram em não ter um plano pedagógico, ou em simplesmente seguir o tipo de proposta apresentada no curso adotado pela escola.
Porém, é importante ressaltar que boa parte dos materiais oferecem uma proposta pedagógica geral, sem focar em outras demandas e necessidades específicas do aluno.
Por isso, elabore um plano pedagógico rápido e eficiente, baseado nas necessidades dos seus alunos. Não se acostume a somente seguir o que os livros e apostilas determinam, reuna-se com os professores e pense em como produzir diferentes propostas pedagógicas ao seu aluno.
Essa proposta deve ser elaborado a partir do que foi determinado no seguinte ponto:
Produza cursos para segmentos específicos
Nossa última dica para aumentar o faturamento de toda escola de inglês é trabalhar segmentos específicos dentro dessa demanda. Por exemplo, você pode escolher oferecer cursos de inglês para fins acadêmicos (neste caso, você pode até segmentar ainda mais, elaborando cursos específicos de speaking, listening ou writing), inglês para imigração, ou até mesmo de inglês para relacionamentos.
Aqui, há uma infinidade de personalizações e necessidades a serem exploradas com cursos rápidos e capazes de atender demandas específicas do seu cliente.
Note que se você oferecer o mesmo curso, com o mesmo material e metodologia, para todas essas diferentes demandas, acabará por falhar em resolver os problemas dos seus clientes e jogará dinheiro fora.
Lembre-se que as redes sociais mudaram toda a dinâmica de aprendizado, as pessoas buscam apenas resolver seus problemas da forma mais rápida possível.
Não há mais a paciência em seguir o ritmo usual de aprendizado em qualquer habilidade que seja, sobretudo na educação. Portanto, tente tornar sua escola o mais dinâmica possível a partir da adaptação às necessidades do seu público.
Gostou deste texto e necessita de uma consultoria para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!