6 benefícios de contratar uma contabilidade para Agências de Marketing Digital

Quer abrir sua agência, mas não sabe nada de contabilidade? Já fez pesquisas e as burocracias e o passo-a-passo assustaram você? Não se preocupe, tudo isso é normal, acontece com os melhores profissionais.

Afinal, abrir uma empresa é possível para todos, mas não é necessariamente fácil, pois envolve cadastros, pagamentos de taxas, etc.

Mesmo assim, depois de aberta é preciso manter o fluxo de caixa, investir em profissionais qualificados e pagar tributos.

Ou seja, tudo isso pode gerar uma dor de cabeça caso você não entenda sobre contabilidade e afins e também esteja mais interessado em trabalhar mais com sua área, a de marketing digital.

Logo, com contador na sua empresa pode ser possível evitar certos problemas e também projetar melhor seus objetivos, além de garantir a funcionalidade dentro dos regulamentos de impostos e afins.

Pensando nisso, montamos uma lista de 6 benefícios de contratar uma contabilidade para agência de marketing digital, portanto, leia abaixo e descubra como ter uma empresa em dia com a lei e com bons lucros.

6 benefícios de contratar uma contabilidade para agência de marketing digital

1. Contabilidade na abertura da sua agência

Primeiramente, saiba que a contabilidade de uma empresa nasce junto a ela, quando a ideia surge e a vontade de abrir sua agência de marketing digital toma forma.

Automaticamente é necessário pensar nos gastos e investimentos que isso vai gerar.

Aí entra um contador, pois não é necessário apenas criar um CNPJ. Você vai precisar entender qual plano de negócios sua agência terá.

Vamos citar aqui algumas das opções que se tem ao criar uma empresa.

Existe a Sociedade Empresária Limitada (Ltda.), a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), Sociedade Simples ou Anônima, Microempresa (ME) ou Microempreendedor (MEI) e Empresa de Pequena Porte (EPP).

Ou seja, são pequenos detalhes que fazem a diferença no momento do cadastro da sua agência. Logo, ter um contador para entender como funcionam os investimentos em cada caso, além de alinhar seu plano para a empresa a longo prazo.

Em outra instância, toda empresa demanda um investimento inicial. Para abertura oficial, para contratação de pessoas (caso necessário), para compra de materiais que ajudem a oferecer um bom serviço. 

Contudo, todo esse investimento deve ser pensado com calma, com a contabilidade no marketing digital é possível saber qual o movimento financeiro certo de acordo com objetivo e porte da sua agência.

Precisa de um contador que entenda a fundo sua agência de lançamentos? Agende agora um diagnóstico comigo:

2. A contabilidade te auxilia a criar bons contratos

A contabilidade estará presente no início da sua jornada no marketing digital mas também durante o crescimento da sua empresa. Por vezes acreditamos que podemos dar conta de tudo, mas à medida que sua empresa cresce, mais pessoas você precisará para mantê-la.

O contrato é a segurança de que o que foi acordado será cumprido entre as partes. Exemplo, caso no contrato de dois sócios não exista uma cláusula sobre controle de caixa e um dos sócios passe a usar o dinheiro da empresa de forma pessoal.

Isso pode gerar um problema enorme, que vai danificar o funcionamento da sua empresa. Sendo assim, montar um contrato justo, completo e claro é importante para a longevidade da sua empresa.

Junto ao contador é possível conhecer as leis que são necessárias para ações contratuais serem seguidas, evitando, assim, problemas futuros. Pois, o contador conhece a legislação, mesmo não sendo advogado. É uma colaboração de leis, noções empresariais, administrativas e afins.

O contrato também assegura os benefícios e obrigações dos seus funcionários e parceiros freelancers. Enquanto agência de marketing digital atende a clientes, ela também contrata pessoas para as mais variadas funções.

Por exemplo, editores, redatores, fotógrafos, gestores de tráfego, social mídia… e por aí vai. Os contratos precisam ser feitos com cuidado para serem claros sobre pagamentos, prazos e objetivos. Nisso, o contador irá ajudar também.

Para além do serviço diretamente ligado ao marketing digital, se sua empresa for física há também a contratação de funcionários de limpeza, de atendimento, profissionais de TI e muito mais.

Contudo, lembre-se que um contador não é um advogado. O que significa que ambas profissionais, para contabilidade, se complementam. 

Contadores têm conhecimentos de investimento, de métricas financeiras, administração, de leis referentes, de gestão empresarial e afins.

 Agências de Marketing Digital

3. Dar confiança e feedback ao cliente

Ninguém quer ou vai contratar uma empresa de marketing digital que tenha problemas financeiros como a fama. Portanto, é imprescindível criar responsabilidade em relação a sua transparência.

Mais uma vez, a contabilidade será responsável por esta parte da sua empresa. Investimentos, fluxo de caixa, contratação de terceirizados, ganho bruto mensal, anual, prospecções, metas e métricas.

O cliente precisa da segurança em referência aos pagamentos, a transparência de como seu dinheiro foi investido e com ele receberá em quantia e aprendizado.

Portanto, uma empresa que tem sua contabilidade bagunçada e comprometida, não será possível dar esse feedback ou ter a autoridade necessárias para fazer a empresa crescer como pode.

Deve ser meticuloso a forma que suas contas da empresa são pagas, se as taxas tributárias estão em dia, se é preciso fazer revisão de impostos. Todas e outras questões dessa natureza podem ser frustrantes. Logo, o contador terá parte nessa verificação.

Até porque, nenhuma empresa, até mesmo as agências de marketing, estão salvas de problemas e temporadas de baixo fluxo financeiro. Com a contabilidade em dia, esses imprevistos podem ser até previstos e controlados para não precisar fechar o caixa em vermelho.

4. Métricas criadas pela contabilidade

As métricas são, em sua essência, o carro chefe do sucesso progressivo de uma empresa. Portanto, junto a contabilidade o profissional de marketing vai estudar os resultados e criar novas metas conforme a campanha.

Por exemplo, o seu objetivo em 6 meses de empresa é ter três contratos exclusivos com clientes. Sendo assim, vai haver um investimento de tempo e dinheiro para conseguir alcançar tal meta.

Seja em investimento no próprio marketing ou na contratação de pessoas que vão te ajudar a chegar lá. Portanto, vale conversar com o contador e saber o quanto se deve investir e o que esperar de resultado.

As métricas evitam maus investimentos e também explicam possíveis falhas nos resultados. Com o estudo mensal da contabilidade da sua empresa é possível consertar erros já cometidos.

Supondo que seu objetivo seja a curto prazo, o investimento precisará ser maior. Caso você falhe no objeto a frustração será enorme. Já com o contador na sua empresa, você pode evitar riscos e planejar até mesmo se houver falha.

Contabilidade para Agências de Marketing Digital

5. Alinhar sua estratégia a contabilidade

Até aqui você notou que a contabilidade está em todas as áreas do seu projeto de marketing digital, não é? Mas ainda vamos reafirmar isto, pois um contador também precisa saber sobre marketing para conseguir fazer seu trabalho.

Pense como uma matéria interdisciplinar que você tinha na escola. Quando um professor de matemática montava um projeto junto ao de filosofia. Embora, as matérias não tenham muito a ver, pelo menos à primeira vista.

Eventualmente, os conteúdos clicaram e o projeto andava. É a mesma coisa com você que é profissional de marketing digital e contador. Ele precisa ter noções do que seu projeto se trata e você precisa ter noções financeiras.

Dessa forma, a parceria será vantajosa para ambas as partes além de ter resultados a curto e longo prazo. Um contador de marketing digital contribui para a regularidade da sua empresa enquanto você cumpre as metas dos seus clientes. 

6. Conversão, investimentos e resultados

Quando queremos trabalhar com nossa área e com algo que amamos precisamos ter o pé no chão em relação a como funcionam todas burocracias que podem fazer ser estressantes.

Como tudo na vida pode ser, é por isso que não podemos ou devemos negar quando precisamos de ajuda. Se você não entende de algo, pergunte.

A contabilidade nas agências de marketing digital contribui para a fluidez dos negócios.

Portanto, para além da criatividade é preciso focar na conversão financeira da sua agência. Afinal, só assim ela pode crescer para continuar oferecendo soluções de marketing que ajudem seus clientes.

Os resultados de uma empresa de marketing digital vão além da fama e das peças publicitárias, também precisa ser sobre como seus clientes são atendidos, como seus parceiros são tratados e principalmente, como sua responsabilidade financeira é.

Além de que, precisamos estar dentro da lei diante de investimentos empresariais, para evitar dores de cabeça, problemas com a justiça e um bom relacionamento com parceiros. Tornando a contabilidade essencial para tal.

Para o contador este é um dos objetivos. Auxiliar, ensinar, consultar e atender da melhor maneira possível sua empresa e seus parceiros. Garantindo a segurança legislativa e financeira da agência.

Conversão, investimentos e resultados

Veja alguns dos serviços geralmente oferecidos no marketing contábil:

• Auxílio na abertura da sua agência;

• Consulta sobre tributos;

• Contratação de terceirizados;

• Alteração de contratos;

• Consultoria de notas fiscais;

• Suporte trabalhista;

• Auxílio na gestão administrativa da empresa.

Em conclusão, contratar contabilidade para sua empresa é necessário para abri-la com tudo nos conformes da lei, manter a clareza nos seus contratos, dar confiança e transparência aos seus clientes, ter métricas para entender o fluxo da sua empresa, alinhar sua estratégia junto ao financeiro e converter com bons resultados.

Viu só, o contador não vai somente te auxiliar em uma questão, há uma gama de atendimentos que ele pode fazer por você.

Por fim, considere e não espere mais para contratar uma contabilidade para sua empresa de marketing digital hoje mesmo!

Agende agora mesmo um diagnóstico com nosso contador: