Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

A contabilidade para negócios digitais nasceu para suprir as necessidades das novas modalidades empresariais. São várias as maneiras de realizar vendas e serviços atualmente, produtos digitais e cursos online são uma dessas formas. Além disso, é possível abrir lojas virtuais até mesmo sem estoque.

Entretanto, uma das principais questões a ser levada em consideração é a contabilidade. Assim como negócios físicos, os negócios digitais exigem muitas demandas burocráticas desde a parte da abertura do CNPJ até mesmo com o pagamento de impostos.

Para tornar um negócio ainda mais rentável é necessário que se cumpra algumas exigências básicas como ter um CNPJ e possuir nota fiscal. Porém, isso só é possível com o auxílio de uma contabilidade para negócios digitais.

Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

Como funciona a abertura de um negócio digital

A primeira tarefa que um empresário do mundo digital precisa resolver é sobre a abertura do negócio. Manter o negócio apenas como pessoa física prejudica a rentabilidade do empreendimento e aumenta os gastos com taxas.

Além disso, para o recolhimento do INSS e impostos é preciso um planejamento para não pagar mais que o necessário. Um serviço de contabilidade para negócios digitais visa auxiliar o gestor a dar os primeiros passos.

Esses primeiros passos seriam o registro da empresa, a escolha do conjunto de taxas que serão pagas e toda a organização financeira do negócio. Isso será decisivo nos próximos passos da empresa.

Além disso, caso o empreendimento possua funcionário será necessário a realização de cálculos sobre o INSS, seguro saúde, salário e etc.

O contador analisará em conjunto ao gestor a melhor maneira de realizar esses pagamentos e garantir o bem estar financeiro da empresa. Além disso, manterá também o bem estar dos funcionários

Como funciona a abertura de um negócio digital

Como emitir Notas fiscais?

Outro ponto importante a ser levado em consideração tem a ver com a geração de notas fiscais. Empreendedores que desejam alavancar seus negócios precisam primeiro se adequar ao mercado.

Portanto, a primeira coisa a ser feita é estabelecer regras para os clientes e para o negócio. A primeira e mais importante é sobre as notas fiscais. Elas servem para os clientes se sentirem seguros e a empresa registrar de forma adequada tudo que está sendo vendido ou produzido.

O serviço de contabilidade para negócios digitais será a principal maneira de realizar isso. O contador irá fazer todos os cálculos necessários para se obter um CNPJ e uma nota fiscal, Dessa forma, todos os gastos da empresa serão inclusos e será possível realizar um planejamento mais cauteloso.

Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

Quais taxas um negócio digital precisa pagar? 

Assim como negócios físicos, os negócios digitais precisam arcar com os tributos cobrados pelo estado. Todavia esses tributos muitas vezes são altos e os comerciantes acabam desistindo de seus negócios.

Os impostos tendem a ser mais altos em negócios sem registro. O Estado possui alguns benefícios para os negócios com CNPJ, sejam eles físicos ou digitais.

Uma função do serviço de contabilidade para negócios digitais é a adequação a essas taxas. Existem diversos modelos pré estabelecidos para o pagamento dessas taxas;

O contador especializado no serviço digital saberá escolher a melhor forma de pagar esses impostos sem prejudicar a empresa.

Além disso, outro imposto que precisa ser levado em consideração é o imposto de renda. O imposto é cobrado de empresas de formas diferentes do cobrado de pessoas físicas.

O chamado Imposto de Renda de Pessoa Jurídica é um pouco mais simples que o cobrado do cidadão comum. Entretanto o contador será a única pessoa capaz de entender o ganho da empresa e como realizar o pagamento.

Além disso, o serviço de contabilidade irá se adequar também ao INSS. Isso porque, caso sua empresa possua funcionários, ela precisará recolher o imposto também. E essa é mais uma dor de cabeça evitada com o serviço de contabilidade para negócios digitais.

Como uma contabilidade pode ajudar nas finanças do seu negócio digital

Outro ponto que um gestor precisa levar em conta é a respeito das finanças. Manter as contas em dia é a principal maneira de fazer com que um negócio cresça. Todavia, devido a falta de conhecimento de muitos gestores, isso acaba sendo o fim da empresa.

Dessa forma, uma maneira simples de evitar os transtornos causados pelos erros comuns de leigos no assunto o ideal é contratar um serviço de contabilidade para negócios digitais.

Organizar as finanças e os registros da empresa é importante até para evitar possíveis multas aplicadas por isso.

Dessa forma, além de proporcionar crescimento para a empresa, o serviço de contabilidade manterá tudo nos conformes, seguindo tudo de acordo com a lei.

Além disso, esse planejamento será importante para o pagamento adequado dos funcionários. Ademais, a criação de um bom capital de giro será outro relevante atributo que manterá as suas finanças em dia.

Como uma contabilidade pode ajudar nas finanças do seu negócio digital

Contabilidade para negócios digitais serve para criadores de conteúdo?

Uma dúvida recorrente é a respeito da nova modalidade de trabalho que a internet proporcionou. Os criadores de conteúdo digital trabalham inteiramente com a internet, e utilizam dos recursos oferecidos pela rede para divulgar seus trabalhos.

Youtubers, influencers digitais e até mesmo criadores de cursos online são profissionais que criam conteúdos para a rede.

Todavia, por ser algo novo, muitos não entendem o tamanho desse negócio e muito menos sua real importância.

A contabilidade para negócios digitais auxilia não apenas em e-commerces, mas também busca dar suporte para os criadores de conteúdo digital.

Isso possibilita o criador a crescer sua marca e atingir novas pessoas. Além disso, aumenta as chances de trabalhos associados a empresas que desejam divulgar produtos.

Isso porque, o contador irá indicar os principais caminhos que o criador deverá seguir a fim de evoluir seu negócio.

Seja um canal no Youtube, um blog ou até mesmo um perfil no Instagram, tudo é negócio. Por isso, para evitar pagar impostos altíssimos ou perder o negócio por conta de má administração, a melhor forma é com os conhecimentos de um contador.

Apenas ele saberá ao certo o que deve ser feito para planejar, de forma adequada todos os passos que a empresa deve seguir. E mesmo que com apenas uma pessoa, se fornece serviço e gera dinheiro é considerado uma empresa.

Contabilidade para negócios digitais serve para Marketing de afiliados?

Outro ramo que vem crescendo substancialmente nos últimos anos é o do marketing de afiliados. De forma simples, o marketing de afiliados funciona como uma loja. Os infoprodutores realizam a criação de algum produto e os afiliados ficam com a função de vender esses produtos.

Esses infoprodutos, como são chamados, podem ser um livro digital, um curso ou até mesmo uma palestra.

Todavia, os afiliados se tornam empreendedores também, já que todo seu rendimento vem de seu próprio esforço, porém, os sites como por exemplo o Hotmart não permitem que afiliados sem CNPJ saquem mais de R$1900 reais ao mês.

Uma maneira de resolver o problema é com a contabilidade para negócios digitais. Assim como empreendedores autônomos físicos podem ter uma CNPJ e fornecer nota fiscal e o suporte necessário que o afiliado e o  produtor do conteúdo precisa para evoluir cada vez no ramo digital

Contabilidade para negócios digitais serve para Marketing de afiliados?

O que esperar do suporte de uma contabilidade para negócio digital?

O serviço de contabilidade tem como principal objetivo suprir as demandas dos clientes. Dessa forma o serviço oferece todo o planejamento inicial, como impostos mais baixos e auxílio na hora de registrar o negócio. Além disso, como mencionado acima, auxilia também na questão sobre as notas fiscais.

Além disso, outra forma de auxílio e suporte oferecidos pelo serviço de contabilidade para negócios digitais tem a ver com as formas de pagamento. Definir a melhor opção será decisivo para um empreendimento bem sucedido.

Todavia, para chegar a essa decisão é bom ter consigo uma equipe especialista em contabilidade para negócios virtuais. Isso porque negócios virtuais diferem um pouco dos habituais, e os métodos tradicionais podem não render tanto lucro.

O serviço do contador irá analisar tudo isso, e repassar o que deve ser feito para manter a saúde financeira do negócio em dia.

Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

Contabilidade para negócios digitais irá gerar relatórios mensais

Outro benefício muito importante que um serviço de contabilidade promove para o gestor são os relatórios.

Nesses relatórios, todos os gastos e ganhos da empresa estarão inclusos. Isso servirá para o gestor compreender mais a fundo seu negócio. Além disso, poderá por meio desses relatórios entender o que a empresa pode melhorar.

O serviço de contabilidade será o principal responsável por auxiliar a empresa nas questões financeiras. Essas questões são as principais responsáveis por dizer se um negócio vai bem ou não.

Além disso, permitir o auxílio de profissionais de contabilidade para negócios virtuais serve também para o aumento da produção.

Pense em quanto tempo e energia você gastaria para planejar, de forma exata, toda a parte de finanças da sua empresa.

Dessa forma, contratando contadores que entendam o nicho que você trabalha, você terá mais tempo para fazer o que de fato faz. Isso será a principal maneira de crescer e ganhar ainda mais.

Tudo isso é muito importante para sua empresa, pois evita a perda mais preciosa que se pode ter: o tempo.

O papel do contador no seu negócio digital

O contador será seu parceiro nas decisões mais importantes da empresa, e evitará sua preocupação com questões de finanças.

Outros benefícios são uma maior tranquilidade nas decisões, menos erros nos cálculos e mais clientes.

Mais clientes e mais clientes fiéis, pois um negócio bem estruturado tende a tratar melhor seus clientes, e com a segurança que o CNPJ trás, tudo fica melhor.

Dessa forma, caso seu nicho de trabalho seja virtual, busque uma empresa de contabilidade para negócios digitais, que irá te auxiliar nas principais decisões, desde o início da abertura da empresa.

Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

Por que minha empresa não cresce? Conheça 3 motivos principais

Todo empreendedor já experimentou a sensação de não saber para onde a empresa está indo, de que tudo está fora de controle, estagnou e não há muito o que fazer para sair dali. Em geral, assim que essa fase chega, a primeira reação é sempre apontar os culpados mais comuns: a economia, os clientes, a equipe, a maré baixa, ou qualquer outro fator externo. Grande parte desses empreendedores não acredita no processo de crescimento de uma empresa.

Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

Entenda o que é BPO (Business Process Outsourcing)

Assim que uma empresa cresce, surgem novas preocupações e demandas. Logo as novas dimensões começam a exigir novos profissionais, como contadores, gerentes financeiros, diretores de marketing, dentre outros. Ou ainda, o crescimento da carteira de clientes significa novos desafios e novas exigências de especialização. O problema, naturalmente, é que trazer mais pessoas significa mais contratos e mais tempo gasto em processos seletivos. Foi para resolver problemas desse tipo que nasceu o chamado BPO (Business Process Outsourcing)

Contabilidade para negócios digitais: Como funciona?

Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja

Para fazer vendas recorrentes, contudo, não é necessário que você tenha um serviço de assinaturas. Há diversas formas de assegurar vendas recorrentes utilizando de algumas estratégias para fazer com que o seu cliente retorne a sua loja diversas vezes e por diferentes motivos. Sabe aquela estratégia do mecânico que oferece uma manutenção e troca de óleo por um valor baixo, mas quando você faz o serviço, ele dá uma olhada no seu carro e fala: “olha, já que nós fizemos a manutenção, seria importante também a gente trocar uma peça X ou Y”. Ali, pode até ser que o mecânico não saiba, mas ele acaba de criar uma pequena recorrência.

Chamar no WhatsApp