Eficácia operacional: aprenda o que é e como aplicar na sua empresa

A eficácia operacional é um dos conceitos mais importantes para gestores e líderes de um modo geral.

Eficácia operacional significa otimizar os resultados e atividades de uma empresa a partir de diversos meios, seja através da execução mais rápida, ou até mesmo através do uso de menos insumos e falhas.

Há ainda diversos equívocos associados à ideia de eficácia operacional. Por exemplo, muitos gestores acreditam que para obter maior eficácia é necessário ter menos funcionários para poder fazer o resto trabalhar em máxima capacidade. Há também aqueles que economizam no cafezinho, ou em qualquer outro  gasto, e estão sempre paranóicos com qualquer gasto adicional feito para a empresa.

É aí onde mora o erro. Para obter maior eficácia operacional é perfeitamente possível que uma empresa precise aumentar seus gastos, por exemplo com dois novos funcionários, para que possa alcançar o máximo de resultado.

Pense no caso de uma empresa que consegue atender somente 20% dos clientes que chega até lá, e que portanto possui uma demanda reprimida de cerca de 80%. Nesse caso, a eficácia operacional estaria em contratar mais funcionários (sem comprometer completamente os gastos, é claro) para poder atender o máximo daquela demanda reprimida.

Por isso o erro em acreditar que eficácia operacional significa apenas reduzir custos, a ideia é obter o máximo possível para sua empresa a partir do mínimo necessário. Segue a leitura que falaremos de alguns princípios da eficácia operacional:

Tenha consciência do grau de produtividade da sua empresa

Aqui, a produtividade é medida de uma maneira muito direta. É necessário saber o quanto sua empresa consegue produzir a partir da quantidade de funcionários atuantes e do tempo de trabalho de cada um.

Fatores assim devem sempre ser medidos em relação a demanda reprimida gerada pela sua empresa e o que deve ser feito para atender essa demanda.

Esqueça a ideia de que produtividade é trabalhar 16 horas seguidas, cortar cafezinho e água dos funcionários, e ainda ter poucos funcionários. A produtividade pode estar na direção oposta, isto é, de ter mais funcionários, maior dinâmica de execução dos processos e, com isso, conseguir atender mais e melhores clientes.

Saiba qual o ponto de equilíbrio da sua empresa

Entenda o ponto de equilíbrio do caixa da sua empresa, isto é, o valor necessário para que ela não esteja perdendo dinheiro. A partir daí estabeleça as metas necessárias para o alcance diário do ponto de equilíbrio.

Empresas com mal gestores estão sempre desgovernadas, sem saber para onde ir ou o que devem alcançar. São aquelas empresas que simplesmente “vão com a onda”, sem metas e objetivos pré-definidos. (Para saber mais sobre a importância de definir metas para uma empresa, confira este texto: Porque você deve definir metas para sua empresa)

Tenha atenção com os custos de produção

Outro fator importante para a eficácia operacional de qualquer empresa é a atenção com os custos de produção. Se o objetivo é também conseguir oferecer o melhor para o cliente pelo menor preço, é essencial que o gestor esteja sempre procurando meios de melhorar os seus produtos, seja através da otimização de custos, ou através da utilização de novas tecnologias.

De maneira geral, a atenção com a produção deve ser algo constante na eficácia operacional, o que nos leva a outro ponto importante:

Eficácia operacional e custos de produção

Avalie a eficiência da cadeia produtiva

Um outro princípio importante para a eficiência operacional é a análise da eficiência da cadeia produtiva da sua empresa. De maneira diferente do que vimos na primeira dica, o essencial aqui é identificar passos e processos desnecessários.

Uma cadeia produtiva eficiente é aquela que faz o menor número de passos e processos possíveis. Ou seja, cada passo na produção do produto é absolutamente essencial. Isso, naturalmente, evita a perda de tempo e de capacidade de produção da empresa.

Quer saber mais sobre como melhorar a operacionalização da sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para Gestor de Tráfego: Como funciona?

Contabilidade para gestor de tráfego é algo importantíssimo para a nova profissão. Assim como todos os outros ramos, contabilizar os lucros e as perdas se faz muito necessário. contabilidade.

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Todo empresário precisa ter CONTA de PESSOA JURÍDICA?

Se você já recebeu alguma orientação para não abrir, encerrar uma conta de pessoa jurídica ou continuar utilizando a sua conta pessoa física, essa orientação está totalmente equivocada, tome cuidado! A maior regra para administração de um negócio é separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

O que um contador pode fazer pela sua empresa?

Um bom contador pode te ajudar em diversas áreas e fazer sua empresa crescer. Por isso, nunca subestime a importância de contratar um contador para a sua empresa. É uma das decisões mais sérias que você tomará para o seu negócio. Esqueça a ideia de que o contador é só alguém que calcula impostos e os salários dos colaboradores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais