Se você está perdido sobre o que fazer com sua empresa na pandemia diante da necessidade de fechar as portas novamente e ter que migrar para um serviço delivery ou atendimento remoto, não se desespere, há diversas ações que você pode começar a executar hoje mesmo para ajudar sua empresa a vencer a crise.
Segue a leitura que falaremos de três dicas de fácil execução que você poderá implementar rapidamente:
1 – Reduzir número de produtos e serviços
Nossa primeira dica para ajudar sua empresa na pandemia é reduzir o número de produtos ou serviços oferecidos. O período de confinamento diminui a demanda por certos tipos de produtos, mas também aumenta a procura por vários outros.
É a partir dessa ideia que você deve reestruturar sua carta de produtos ou serviços oferecidos. Identifique aqueles que possuem maior potencial de crescimento durante o lockdown e prepare sua empresa para um modo de atendimento remoto mediante um serviço de entregas.
Se necessário, faça um queima de estoque dos produtos com menor potencial de vendas. Isso poderá ajudar a financiar a reestruturação do seu negócio. Lembre-se que de nada vale manter vários produtos em estoque se há baixa possibilidade de saída.
Você pode fazer o seguinte passo a passo:
1 – Identificar produtos com maior potencial de vendas durante a pandemia;
2 – Queimar estoque de produtos com menor potencial de vendas;
3 – Preparar empresa para um atendimento e serviço completamente remoto;
4 – Estruturar um serviço de entregas;
5 – Aumentar a oferta dos produtos com potenciais de lucro. Isso pode ser feito através de promoções, combos, cupons de desconto, dentre inúmeras outras estratégias. De um modo geral, procure criar vendas recorrentes. (Para saber mais, veja este texto: Aprenda a gerar vendas recorrentes para sua loja)
2 – Iniciar novos canais de vendas
O segundo passo necessário para ajudar sua empresa na pandemia é aumentar o número de canais de vendas. O problema maior de toda loja física é o alcance limitado. Em geral, a loja estará acessível somente a pessoas daquela região e raramente conseguirá captar e atender pessoas de regiões mais distantes.
Por isso, tenha em mente que, por mais que sua empresa aumente os custos ao ter um serviço delivery, agora ela terá um potencial de atendimento ainda maior. Não apenas isso, o cliente poderá consumir os seus produtos a partir de uma maior conveniência e conforto.
Como sua empresa estará trabalhando em formato remoto, o ideal é que você inicie novos canais de vendas através do aumento da presença digital da sua empresa. Portanto, não tenha medo em migrar e começar o trabalho de captação e atração de clientes através das redes sociais ou qualquer outro meio digital. (Para saber mais sobre o que fazer para aumentar a presença digital da usa empresa, veja este texto: Como aumentar a presença digital da sua empresa)
3 – Oferecer assinaturas
Por fim, nossa última dica é criar e oferecer serviços de assinatura. Não importa o que você venda, se há vendas recorrentes, você poderá oferecer uma assinatura para o seu cliente.
Acredite, por mais estranho que pareça, sempre haverá clientes dispostos a pagar um valor mensal só pela conveniência de não ter que fazer sempre o mesmo pedido, esperar o momento de entrega, ou qualquer outra necessidade que consumirá tempo.
Há serviços de assinatura de brigadeiros, de quentinhas, de flores, de filmes, de tudo o você possa imaginar. E por que assinaturas são tão interessantes? Pelo simples fato de que agora você garantirá um quantia de caixa mensal para sua empresa. E como você já pode esperar, isso fará toda a diferença para a sobrevivência da sua empresa em um período de crise.
Para os clientes com assinaturas, ofereça sempre algo a mais, pequenos brindes, descontos, cupons, ou qualquer outra coisa. Mas esteja sempre demonstrando a razão que vale a pena ele manter aquele gasto mensal.
Se sua empresa está em dificuldade e você precisa de uma consultoria, clique aqui e fale conosco!