LTV (Lifetime Value): Aprenda o que é e como utilizá-lo na sua empresa

Se você está a procura de aumentar o valor da sua empresa, não só isso mas também aumentar sua receita, o lifetime value pode te ajudar!

Quando pensamos em medir o valor de uma empresa, geralmente pensamos em seu patrimônio, seu faturamento anual, lucro líquido e aqueles outros fatores usuais que todo empreendedor um dia já ouviu falar.

Porém, há outros fatores que são igualmente importantes para se compreender e estimar o valor de mercado total de uma empresa. Por exemplo, um requisito comum é também saber por quanto tempo os clientes daquela empresa continuam a retornar, comprar e se relacionar com ela.

Esse fator se chama lifetime value (ou LTV) e é utilizado por empresas para conseguir aumentar o tempo de relacionamento que os clientes possuem com aquele negócio.

Neste post, vamos falar sobre o que é o LTV e como ele pode ser utilizado para aumentar o valor de mercado da sua empresa. Segue a leitura:

O que é LTV (Lifetime Value)?

Lifetime Value é o tempo de vida que os clientes possuem com uma empresa.

Depois que um cliente compra ou contrata um serviço da sua empresa, quanto tempo ele leva até comprar novamente? Mais ainda, ao longo de um determinado período de tempo, seja de meses ou até mesmo anos, quantas vezes ele retorna a comprar na sua empresa?

Ou seja, a função do LTV é estimar a quantidade de dinheiro gasto pelos clientes ao longo de um determinado intervalo de tempo. Lembre-se que, em uma empresa, espera-se que o cliente não compre apenas uma vez, mas que continue retornando e comprando sempre que necessitar daquele produto.

A partir do LTV, estima-se não apenas o valor da sua empresa em um determinado momento, mas também quanto ela pode gerar com o passar dos anos.

Há algumas fórmulas disponíveis para o cálculo do LTV, uma das mais conhecidas é a seguinte:

LTV = (ticket médio x média compras anuais/cliente) x  média de tempo de relacionamento total

Além desta fórmula, o cálculo adequado do LTV de uma empresa depende de conhecer também outros índices importantes, como:

Custo de Aquisição de Cliente (CAC): Quanto custa para fechar cada cliente seu, isto é, quanto é necessário gastar em marketing e vendas para fechar cada cliente.

Churn Rate (Taxa de abandono): A média de quantas pessoas cancelam o seu produto em um determinado período de tempo.

Ainda está com dúvidas? Este vídeo pode te ajudar:

Como aumentar o LTV (Lifetime Value) da minha empresa?

Agora que você já entendeu melhor o que é o LTV de uma empresa, já deve ter uma boa ideia do que fazer para aumentá-lo e conseguir garantir um relacionamento mais duradouro com o seu cliente.

Algumas ideias de como aumentar o LTV da sua empresa:

– Construir um relacionamento com o cliente através de outros meios, como redes sociais, grupos de discussão, fóruns, ou qualquer outro canal em que se possa partilhar algum tipo de conteúdo com o cliente. (Veja mais sobre o inbound marketing: Entenda o que é inbound marketing).

Elaborar estratégias pensando em como fazer o cliente retornar a sua loja para a compra de outros produtos. Isso pode ser feito através de cupons de desconto, gift cards, sorteios, e outros meios.

– Elaborar produtos para clientes de grupos etários e sócio-econômicos distintos. Por exemplo, se o seu cliente é predominantemente de uma determinada faixa etária ou salarial, pense em elaborar produtos para clientes de outros grupos com faixa etária ou salário menor.

– Elaborar estratégias para aumentar o ticket médio do seu cliente. Isso pode ser feito através da venda de produtos mais caros, por exemplo.

Caso fique com receio do cliente ficar pensando no preço e achar caro demais este artigo pode te ajudar: Como quebrar objeções em vendas

Lembre-se que quando se trata de vender mais, o melhor é sempre vender para quem já comprou de você.

Portanto, procure pensar no que fazer para conseguir vender mais para sua base de clientes e conseguir com que eles retornem com uma frequência maior e com interesse em outros produtos oferecidos pela sua empresa. No fim, você estará aumentando o LTV da sua empresa e garantindo o aumento do seu valor de mercado.

Gostou deste texto e procura uma consultoria para sua empresa? Nós da Conta Junto podemos ajudar você! Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Como começar um negócio com pouco dinheiro

Quando falamos de começar um negócio, rapidamente surgem várias dúvidas de como levantar capital suficiente para comprar e montar toda a estrutura inicial necessária. Em geral, nunca pensamos no passo a passo necessário para construir uma empresa de sucesso. Nunca pensamos em começar pequeno, com passos modestos em direção a algo que, por fim, se tornará uma empresa real. Por essa razão, neste artigo daremos algumas dicas do que fazer para começar um negócio com pouco dinheiro.

O que fazer para começar a recuperação financeira da sua empresa e recuperá-la da crise

O resultado disso tudo é que as pequenas empresas que conseguiram sobreviver ao cenário agora irão se deparar com um novo desafio: o de conseguir alcançar sua recuperação financeira e retomar o crescimento. Se você ainda não sabe o que fazer depois da guerra e por onde começar a retomar o crescimento e a recuperação financeira da sua empresa, preparamos algumas dicas para auxiliá-lo:

Como ganhar espaço em um mercado competitivo

Essa é uma sensação chata, que nos desestimula, nos faz hesitar e pensar que é melhor abandonar o navio, fazer outra coisa qualquer da vida. Preparamos este texto para que você possa ter esperança diante desses cenários e saber o que fazer para posicionar sua empresa mesmo diante daquelas que já estão há um tempo maior no mercado.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp