Saiba como administrar uma escola de idiomas

Exercer qualquer profissão que lide com educação, é estar diretamente ligado à missão de formar vidas.

Os profissionais que são colocados para trabalhar com as fases e departamentos deste processo, tem que ter uma certa sensibilidade e expertise, para que consigam entender que isso vai muito além do fator comercial.

Não importa que estejamos falando de uma escola de idiomas, o seu valor pedagógico não pode ser deixado de lado.

Administrar uma escola de idiomas, a princípio, pode até parecer algo fácil, mas se você está pensando emabrir  uma escola de idiomas ou se já é dono de uma e está empenhado nessa tarefa de administração, saiba que tem algumas formas que são muito úteis para deixar sua escola organizada e gerenciada de maneira eficiente.

Então fique por dentro de alguns pontos para administrar bem uma escola de idiomas!

Levantamento de custos

Conforme forem os idiomas ensinados em sua escola, é certo que as turmas tenham matérias e materiais diferentes, além de se encontrarem em módulos diferentes. Em cada passo que é dado, os custos são gerados para que seja possível dar o melhor atendimento aos alunos e também aos profissionais que estão envolvidos no processo.

Para que nada se perca do controle e isso não cause danos graves ao seu negócio, todo custo do orçamento tem que ser devidamente calculado, tendo em uma lista, por exemplo:

– Salários;

– Materiais previstos no orçamento;

– Manutenções;

– Despesas geradas em casos de emergência.

Sua escola não pode vender uma imagem de modernidade se os seus computadores quebram e ficam meses na espera de manutenção, tudo porque não tem dinheiro disponível no caixa.

Está pensando em mudar de contador? Confira o que podemos fazer por você!

Sincronizando tarefas

Os profissionais que estão envolvidos neste setor sabem como é corrido e como fica “puxado” no momento de fazer:

– A preparação das aulas e de administrá-las;

– Corrigir os exercícios;

– Aplicar os testes;

– Dar as devidas notas aos alunos.

Em todos esses itens que citamos, é preciso ter bastante atenção e disposição, tanto dos professores quanto da escola de idiomas.

Para que sua escola siga tendo sucesso, seus alunos precisam contar com uma base sólida e uma boa estrutura de ensino, com bons exames de avaliação.

Para ter um andamento adequado da sua escola, você tem que manter a sincronização de datas, padronização de métodos e materiais sempre disponíveis.

Transparência de metodologia

Os pais, assim como os alunos, têm que saber exatamente por aquilo que estão pagando, para que é o dinheiro que estão investindo e quais são resultados que isso pode dar.

Dessa maneira, para que sua organização seja ainda mais eficiente, é bom você contar sempre com materiais informativos que deixem claro aos alunos:

– Materiais e profissionais envolvidos;

– Tipo de aula e metodologia que terão.

Isso aumenta a segurança e consciência nos pais, pois assim eles sabem exatamente onde estão matriculando seus filhos.

Mantenha o patrimônio escolar bem cuidado

Nunca deixe em falta a manutenção do patrimônio da sua escola de idiomas. Se você sabe que tem uma carteira quebrada, um quadro descolando ou uma parede descascando, aja o mais rápido possível para resolver logo esse problema.

Além de conseguir deixar o ambiente mais adequado para os estudos dos alunos, ainda consegue evitar dores de cabeça e gastos mais altos com futuros consertos.

Você vai gostar desse artigo: Como divulgar sua escola de idiomas.

O foco deve ser sempre o aluno

É importante que você saiba gerir seus recursos, que esteja ciente sobre as leis e saiba lidar com toda a burocracia. Mas, nunca esqueça que o mais importante é garantir a aprendizagem de seus alunos.

Para que isso seja possível, esteja sempre próximo deles e ouça o que eles têm a dizer sobre o ensino de idiomas aplicado em sua escola.

Agora que você conhece as formas de administrar sua escola de uma maneira prática e sem estresse, é só colocar em prática!

A Conta Junto é uma empresa de contabilidade em Sumaré – SP. Somos especializados em contabilidade para escolas de idiomas, e por isso traremos conteúdos novos para ajudar aos gestores dessas instituições a enfrentarem seus desafios diários à frente de seus negócios.

Se você estiver pensando em abrir uma escola de idiomas, fazer um planejamento tributário visando a redução dos custos com impostos e, consequentemente, aumentar a lucratividade de seu empreendimento educacional, entre em contato conosco! 

Com certeza podemos fazer muito por você e por sua empresa!

Até breve…