5 soluções contábeis para ajudar sua empresa em meio a crise

Ver a própria empresa atravessar as diversas dificuldades em meio a crise não é tarefa fácil. De uma hora para outra o empresário se ver forçado a realinhar e repensar toda a estrutura do seu negócio para conseguir prolongar o tempo de vida da empresa.

Porém, é importante lembrar que desanimar e desistir jamais podem ser tomadas como opções. Ainda que existam as mais inéditas dificuldades, há sempre um número de ações que podem ser tomadas para ajudar sua empresa.

Por mais que a crise financeira causada pela pandemia tenha uma escala mundial, ela não é a primeira na história do mundo, e muito menos a primeira crise em termos gerenciais. Há diversas ações e estratégias gerenciais voltadas para momentos de crise.

Neste post, falaremos de cinco soluções da área de contabilidade que podem ajudar sua empresa em meio a crise. Cada uma delas pode ser tomada em conjunto com seu contador, ou você pode até mesmo contratar uma consultoria (ou serviço de contabilidade consultiva) para analisar a viabilidade dessas ações na sua empresa. (Para saber mais sobre a contabilidade consultiva, veja este texto: Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa em períodos de crise). Confere aí:

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial não é exatamente uma solução para os problemas enfrentados em uma crise. Porém, é um requisito essencial para que soluções possam ser encontradas. É somente através do levantamento geral dos dados financeiros da empresa que é possível estabelecer ações possíveis para mitigar os efeitos de uma crise.

Infelizmente, ainda é altíssimo o número de empresários que ignoram a importância de conhecer os dados contábeis e financeiros de uma empresa. Para muitas dessas empresas, a crise já havia chegado há muito tempo e somente agora os donos se dão conta de que há algum problema.

Portanto, jamais subestime os efeitos do balanço patrimonial e de um apurado levantamento contábil da sua empresa.

Redução da carga horária

A partir do balanço financeiro, é possível iniciar medidas para reduzir os custos da empresa. Uma dessas medidas é a redução de carga horária dos seus colaboradores. Muitos gestores acreditam que a única opção é a demissão de alguns funcionários.

Porém, a partir da redução de carga horária é possível manter um número maior de funcionários, contanto que naquele horário ainda seja possível manter a produção necessária para a manutenção do negócio. Portanto, analise a a viabilidade de reduzir a carga horária dos seus colaboradores.

Redução dos custos de produção

Essa também é uma ótima estratégia de redução dos custos gerais de uma empresa. A partir de uma análise contábil é possível determinar os produtos e processos com maiores custos para a empresa.

Assim, com a ajuda de um contador é possível encontrar meios para reduzir os custos de produção e ainda estimar os produtos com maior demanda em períodos de crise. Com base nisso, é possível elaborar estratégias para reduzir número de produtos disponíveis, aumentar oferta de produtos com maior potencial de lucro, dentre outras ações. (Para saber mais sobre essas ações, veja este texto: Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa em períodos de crise)

Mudança de regime tributário

Uma outra estratégia com bom potencial de redução de custos da empresa é a mudança de regime tributário. Com o auxílio de um contador, é possível checar a viabilidade de outros regimes tributários também adequados para sua empresa, de modo a conseguir reduzir custos com impostos e outros encargos fiscais.

Estimar tempo de sobrevida

Uma última medida essencial para ajudar sua empresa em meio a qualquer crise é estimar o tempo de sobrevida da empresa com base em sua situação financeira. A partir de uma análise contábil é possível saber por quanto tempo sua empresa consegue sobreviver com o caixa disponível.

A partir disso, é possível elaborar novas metas e medidas de contenção para prolongar o tempo de sobrevida e fazê-la sobreviver a períodos mais críticos, como os causados pelas medidas de lockdown.

empresa em meio a crise

Conclusão

Há diversos ações contábeis que podem ser tomadas por uma empresa em período de crise. Com a ajuda de um bom profissional é possível elaborar estratégias para reduzir as consequências causadas a uma empresa. Portanto, junto a um contador, analise a viabilidade de cada uma das ações acima.

Gostou deste texto e gostaria de saber mais sobre como uma consultoria contábil pode ajudar sua empresa em meio a crise? Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog

5 soluções contábeis para ajudar sua empresa em meio a crise

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

5 soluções contábeis para ajudar sua empresa em meio a crise

Planejamento tributário: o que é e como ele pode te ajudar a pagar menos impostos

Não ter atenção com o planejamento tributário e não deixá-lo bem estruturado pode proporcionar para empresa um grande empecilho ao crescimento. A cada novo passo em direção ao crescimento, toda empresa deve parar e rever suas novas necessidades e obrigações. Se você ainda não sabe o que isso significa, preparamos este artigo para te ajudar a entender mais a fundo sobre o planejamento tributário.

5 soluções contábeis para ajudar sua empresa em meio a crise

Contabilidade para startups: dicas para um pitch de sucesso

A fase de pitch é uma das mais importantes na criação de uma startup. É nessa fase que os criadores devem convencer e atrair novos investidores com o objetivo de garantir um capital inicial importantíssimo para o início do negócio. Se você pensa em iniciar sua própria startup e não sabe por onde começar a montar o seu pitch, neste post apresentaremos algumas dicas essenciais para que você saiba montar um pitch de sucesso para os investidores.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp