8 sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas

Contratar mais pessoas é uma decisão que todo empreendedor prefere adiar o máximo possível. Infelizmente, é muito comum encontrarmos pessoas que preferem “economizar” a ter que trazer mais pessoas para a equipe.

Esse tipo de decisão acaba tendo consequências desastrosas. Por vezes, a empresa não consegue crescer como deveria, não consegue atender todos os seus clientes, ou não consegue se expandir em todas as direções que lhe é possível. 

Por isso, um bom empreendedor deve ter em mente que crescer possui um preço, e esse preço é justamente contratar mais pessoas, aumentar a equipe, e trazer profissionais capazes de lidar com os novos desafios daquele negócio.

Se você está entre aqueles que ainda não sabem o momento correto de contratar mais pessoas e está sempre em dúvida sobre se vale a pena aumentar a sua equipe, neste post falaremos os 8 sinais infalíveis para reconhecer que chegou a hora de contratar mais gente.

Você conseguirá sanar todas as suas dúvidas e entenderá que contratar mais pessoas não é um gasto desnecessário, mas um investimento direto no crescimento do seu negócio.

1) Você não consegue dar conta de todos os processos

A primeira dificuldade da vida de qualquer empreendedor é ter que fazer tudo só. É você quem oferece o serviço, quem recebe o dinheiro, quem faz o balanço contábil, quem faz o marketing do negócio, e todo o resto.

Ou seja, o empreendedor iniciante acaba se tornando a equipe de um homem só. E qual o resultado disso tudo? O cansaço, a exaustão, a incapacidade de crescer mais porque falta tempo disponível para prospectar ainda mais.

É nessa hora que o empreendedor cai num processo movediço em que só trabalha, trabalha, não cresce, e quase nunca vê a própria família. Por isso, evite todo esse conflito. Assim que possível, contrate pessoas, monte sua equipe.

É óbvio que você terá mais responsabilidade porque agora terá que pagar os seus colaboradores. Porém, é necessário ter em mente que esse é o preço. Não há crescimento sem mais responsabilidade e sem mais disposição para investir.

2) Quando há muita demanda do produto

Um outro sinal importante de que é hora de contratar ocorre quando há uma grande demanda pelo seu produto ou serviço. Isso ocorre quando a empresa alcança algum sucesso inicial e gera uma grande procura.

É aí onde entra o maior erro que muitos empreendedores cometem: não contratar mais pessoas para não aumentar os custos. O resultado disso é a perda da capacidade de crescimento do negócio.

A empresa não surfa a onda que deveria surfar para crescer e acaba estagnado. Por isso, não tenha medo de surfar a onda. Quando chegar o momento, contrate.

Quer saber o que mais você não deve fazer na sua empresa? Veja aqui: Nunca cometa esses 10 erros na sua empresa)

3) Empresa cresceu e necessita investir em um novo setor

Outro sinal importante de que chegou a hora de contratar mais gente é quando sua empresa precisa criar um novo setor ou departamento. Imagine que sua empresa cresceu ao ponto de precisar de um setor de contabilidade, de consultoria jurídica, ou até mesmo de marketing e propaganda.

Para cada um desses casos você terá que contratar os profissionais adequados para cada função. Além disso, a contratação desses profissionais representa um passo importante para o seu negócio e sinaliza também o seu crescimento.

4) Você gostaria de explorar novos mercados

Você gostaria de levar sua empresa para explorar novos mercados e por isso necessita contratar uma equipe especializada nesse novo mercado.

Vale ressaltar a importância de trazer novas pessoas com experiência naquele mercado. Não tente dar passos assim sozinho. Pode ser muito arriscado para o seu negócio.

5) Você precisa aumentar prospecção de clientes

Em uma empresa, é importante que cada pessoa desempenhe o papel que consegue fazer melhor. E o mesmo se aplica ao dono. O problema, é que à medida em que a empresa cresce, o dono vai sendo soterrado em tantas demandas que acaba ficando sem tempo para fazer o que é mais importante para o crescimento do negócio: prospectar novos clientes.

Se você sente que está sempre sem tempo algum para se dedicar ao que é importante para o seu negócio, que sempre tem o seu dia ocupado com demandas menores e que não somam completamente, então chegou a hora de contratar pessoas e terceirizar esses processos.

Lembre-se: o dono deve está sempre focado em construir os próximos passos do crescimento da empresa e não em decisões menores que todo dia são jogadas pela sua equipe.

Entenda mais sobre os fatores que influenciam o crescimento de uma empresa: 10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Contratar mais pessoas

6) Você precisa tornar sua equipe mais independente

Um outro indicativo importante de que chegou a hora de aumentar sua equipe é quando você sente que todos os processos ainda estão muito dependentes das suas decisões. É muito comum encontrarmos empresas nas quais todos os processos dependem diretamente das decisões do dono.

E qual o resultado disso? O dono se sente exausto e frustrado porque seu dia de trabalho é totalmente dedicado a tomar 20 a 30 decisões menores e, como dissemos anteriormente, acaba sem tempo para prospectar novos clientes, fechar novas parcerias e cuidar de tudo o que está na ponta da empresa.

Portanto, se sua empresa passa por esse problema, chegou a hora de contratar mais gente, mudar o modelo de gestão e conseguir fazer com que sua equipe se torne mais independente das suas decisões. Isso será o melhor para você e para todos. Sua equipe necessita de autonomia para tomar decisões.

Quer conhecer outras formas de gerar mais independência e autonomia na sua equipe? Recomendamos este texto: O que é Job Rotation e como aplicá-lo na empresa

7) Você precisa de especialistas em uma determinada área

É muito comum que uma empresa cresça a ponto de precisar de profissionais que sejam especialistas em uma determinada área. Pode ser que você precise de especialistas em vendas, em suporte, em gerenciamento de rede, ou qualquer outra necessidade.

O importante é perceber que sua empresa pode precisar de um profissional experiente para resolver problemas específicos em seus processos. Ou seja, você terá que buscar por bons profissionais com experiência na solução de problemas daquela área.

Toda empresa tem pontos que precisam de ajuste e aperfeiçoamento. A sua não será exceção. Por isso, é necessário a consciência de contratar os profissionais corretos para cada problema. 

8) Você quer aumentar a esteira de produtos ou serviços 

Nosso último indicativo de que chegou a hora de contratar novos colaboradores é quando você percebe que dá pra vender novos produtos ou serviços na sua empresa. Em geral, para isso será necessário contratar profissionais experientes com os novos produtos ou serviços.

Toda vez que um empreendedor contabiliza apenas os custos que terá para contratar um novo colaborador acaba por ignorar todo o benefício que aquela pessoa trará: talvez ela venderá mais, permitirá que você ganhe mais tempo, ou até mesmo conseguirá alinhar sua equipe para que ela se torne ainda mais produtiva.

Bons colaboradores transformam uma empresa e fazem com que ela consiga ter ainda mais lucro. Porém, é necessário ter sempre o cuidado de saber selecionar e escolher os bons profissionais.

Quer saber o que fazer para contratar bons colaboradores? Veja este texto: 6 dicas para contratar um bom colaborador

Qual momento certo de contratar mais pessoas? 

À essa altura, esperamos que você tenha largado a teimosia e aprendido que contratar novos colaboradores não é apenas uma decisão financeira, mas é um passo essencial para o crescimento do seu negócio.

Para que você possa relembrar os oito sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas para o seu negócio, aqui estão eles:

1 –  Não conseguir dar conta de todos os processos da empresa,

2 – A existência de muita demanda pelo seu produto,

3 – Criação de um novo setor dentro da empresa,

4 – Oportunidade para explorar novos mercados,

5 – Prospectar novos clientes,

6 – Gerar uma maior independência na equipe,

7 –  Resolver problemas específicos da empresa,

8 – Vender novos produtos ou serviços.

Gostou deste texto e gostaria de contratar uma assessoria contábil para sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

8 sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas

Como motivar os colaboradores: conheça os principais mitos e verdades

Todo empreendedor alguma vez já se deparou com esta dúvida: como motivar meus colaboradores? O que fazer para que eles estejam sempre dispostos e empolgados com o trabalho? tentamos diversas técnicas: elogios, aumento de salário, desempenhar outras funções, mas, muitas vezes, nada disso funciona de uma maneira definitiva.

8 sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas

8 sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas

Contratar mais pessoas é uma decisão que todo empreendedor prefere adiar o máximo possível. Infelizmente, é muito comum encontrarmos pessoas que preferem “economizar” a ter que trazer mais pessoas para a equipe. Esse tipo de decisão acaba tendo consequências desastrosas. Por vezes, a empresa não consegue crescer como deveria, não consegue atender todos os seus clientes, ou não consegue se expandir em todas as direções que lhe é possível. 

8 sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas

Quais colaboradores selecionar para um treinamento?

Falamos especificamente de como investir em treinamento de uma maneira inteligente, em que se utiliza pouco para retirar o máximo de proveito daquele investimento. Mesmo assim, ainda há uma dúvida natural que vocês podem estar se perguntando: Como escolher o colaborador correto para um treinamento? Quais indicativos devo prestar atenção? Por isso, neste artigo comentaremos alguns indicativos fundamentais para que você saiba exatamente qual colaborador selecionar para um treinamento, além de saber que tipo de treinamento deve ser utilizado.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais

Chamar no WhatsApp