Como abrir CNPJ para agência de marketing digital

Como abrir um CNPJ de agência de lançamento

Se você planeja abrir CNPJ para agência de marketing digital, mas não sabe exatamente por onde começar, ou possui algum tipo de dúvida sobre o assunto, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, a Conta Junto, sua contabilidade especializada em negócios digitais, vai responder as principais dúvidas sobre o tema. Confira o que você vai encontrar na sequência:

  • Importância de abrir CNPJ para agência de marketing digital
  • Impostos ao abrir CNPJ para agência de marketing digital
  • Qual o CNAE para agência de marketing digital?
  • Agência de marketing digital pode ser MEI?
  • Como abrir CNPJ para agência de marketing digital?
  • Como funciona a sede virtual para agência de marketing digital?

Para saber mais e conferir o que separamos para você, continue conosco até o final do artigo.

CNPJ para agência de marketing digital

Importância de abrir CNPJ para agência de marketing digital

Se você pretende empreender no marketing digital, não tenha dúvidas, a primeira coisa que você precisa fazer é abrir um CNPJ para tornar o seu negócio legalizado.

Com um CNPJ, além de evitar problemas com o fisco, você terá acesso a uma série de benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

  • Permissão para emitir notas fiscais e atender pessoas jurídicas;
  • Facilidade para contratar funcionários;
  • Acesso a linhas de crédito para empresas;
  • Maior credibilidade perante potenciais clientes;
  • Dentre outros benefícios.

Na prática, sem um CNPJ, a agência de marketing digital tecnicamente não existe, e, portanto, não pode desenvolver suas atividades.

Impostos ao abrir CNPJ para agência de marketing digital

Ao abrir CNPJ para agência de marketing digital, o empreendedor precisa ter um panorama sobre a carga de impostos que incide sobre esse tipo de negócio.

Normalmente, as agências pagam seus impostos por meio do Simples Nacional ou do Lucro Presumido, a depender do caminho mais econômico para cada realidade.

Simples Nacional: No Simples Nacional a alíquota de tributação das agências de marketing inicia em 6% sobre o faturamento, e cresce de forma gradativa, de acordo com o volume de faturamento.

Lucro Presumido: Por sua vez, no Lucro Presumido, a alíquota de contribuição das agências de marketing varia de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal, a depender do município onde atuam.

Para encontrar o regime mais econômico para sua realidade e pagar o menor volume de impostos, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

Qual o CNAE para agência de marketing digital?

De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para agência de marketing digital é o 7311-4/00 – Agência de Publicidade. No entanto, no mesmo CNPJ podem ser adicionados alguns CNAEs secundários que também são importantes, dentre eles:

  • 7319-0/02 – Promoção de vendas;
  • 7319-0/03 – Marketing direto;
  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade.

Escolher o CNAE certo é fundamental para evitar o pagamento de impostos em excesso ou problemas com o fisco.

Entenda melhor neste vídeo:

Agência de marketing digital pode ser MEI?

Uma das dúvidas que aparecem com maior frequência entre aqueles que pretendem investir nesse tipo de negócio é a seguinte: 

“Agência de marketing digital pode ser MEI?”

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que agências de marketing não podem ser MEI, pois o seu tipo de atividade não faz parte do rol de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.

Sendo assim, na maior parte dos casos, as agências de marketing digital iniciam suas atividades como ME – Microempresa, em uma das seguintes naturezas jurídicas:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Alternativa voltada para agências de marketing que possuem um único proprietário, ou seja, sem sócios.
  • LTDA – Sociedade Empresária Limitada: Alternativa voltada para agências de marketing que possuem dois ou mais proprietários, (sócios), que compartilham deveres e direitos.

A boa notícia, é que na condição de ME (Microempresa), a agência pode ser optante pelo Simples Nacional, e com isso, pagar todos os seus impostos em guia única.

Como abrir CNPJ para agência de marketing digital?

Esclarecidas as principais dúvidas, é hora de conferir em um passo a passo, como abrir CNPJ para agência de marketing digital.

1.Contrate uma contabilidade especializada: Toda e qualquer empresa, independente do porte ou segmento, precisa de um contador e o mais indicado é que se tenha preferência por uma contabilidade especializada no segmento de negócio.

A Conta Junto, por exemplo, é especializada em negócios digitais, e atende empresas de todas as partes do país.

2.Providencie os documentos necessários: Após contratar uma contabilidade, você receberá orientações, e vai precisar separar os documentos necessários para abrir sua empresa incluindo:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Endereço para abertura e registro da empresa.

3.Aguarde a abertura e legalização da agência de marketing: Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura da sua agência de marketing digital, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Autorização para emissão de notas fiscais de serviços.

Deseja saber mais e abrir a sua agência com o apoio de especialistas em contabilidade para negócios digitais? Entre em contato conosco!

Como funciona a sede virtual para agência de marketing digital?

Você sabia que pode iniciar a sua agência de marketing digital em um endereço comercial sem se preocupar em ter custos com aluguel?

Para ser registrada, as agências de marketing precisam de um endereço. Partindo, desse princípio, a maior parte dos empreendedores escolhem uma das seguintes alternativas:

  • Utilizam o próprio endereço residencial, comprometendo sua privacidade e a credibilidade da empresa.
  • Alugam uma sala comercial e assumem custos elevados com o aluguel do imóvel e suas despesas de manutenção.

Por sua vez, quem escolhe a assessoria da Conta Junto Contabilidade para abrir o seu CNPJ, tem uma terceira opção: nossa sede virtual.

Com a nossa sede virtual, a sua agência recebe um endereço comercial para uso no CNPJ e em documentos oficiais, enquanto você opera o seu negócio de casa ou de qualquer lugar ao redor do mundo, sem precisar assumir despesas com o aluguel de uma sala comercial.

Para saber mais e abrir o seu CNPJ conosco, clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.

Você acaba de ganhar um diagnóstico GRATUITO com nosso contador!

Vamos verificar o que está sendo feito correto e o que pode melhorar na gestão COMPLETA da sua empresa.

E se você está começando agora, é nesta reunião que aprenderá TUDO que precisa para abrir seu CNPJ do jeito certo.

Diagnóstico gratuito

Agende agora um horário com nossos especialistas e eleve seu negócio ao próximo nível; se tiver uma dúvida pontual, sinta-se à vontade para comentar no YouTube. No WhatsApp, focamos em fechamento de negócios e consultorias personalizadas.