Se você deseja abrir empresa e CNPJ para afiliado, mas ainda possui dúvidas quanto a essa decisão, e busca a orientação de especialistas, saiba que você chegou ao lugar certo.
Como uma contabilidade especializada em negócios digitais, a Conta Junto, vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema ao longo desse conteúdo. Veja o que você vai conferir na sequência:
- Abrir empresa e CNPJ para afiliado ou atuar como pessoa física?
- Afiliado pode ser MEI?
- Qual o CNAE para afiliados?
- Quanto um afiliado PJ paga de imposto?
- Como abrir empresa e CNPJ para afiliado?
- Sede virtual para abrir empresa e CNPJ para afiliado
Para saber mais, continue conosco até o final do artigo ou clique no botão do WhatsApp e fale com um contador especialista.
Abrir CNPJ para afiliado ou atuar como pessoa física?
Será que realmente vale a pena abrir empresa e CNPJ para afiliado, ou é melhor atuar nesse tipo de negócio como pessoa física?
Em meio a esse tipo de dúvida, podemos garantir com base em uma série de itens, que o melhor caminho é investir na abertura de um CNPJ. Confira!
- Economia de impostos: Os afiliados pessoa física costumam pagar mais impostos, pois fica sujeito a tributação com base na tabela do Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,50% sobre seus rendimentos.
- Menor número de infoprodutos disponíveis: Como a maior parte dos experts e infoprodutores só aceitam parceria com afiliados PJ, aqueles que não possuem uma empresa constituída, não conseguem expandir o volume de comissões.
- Prevenção de problemas fiscais: Como pessoa física, o afiliado corre mais riscos, e pode enfrentar sérios problemas fiscais, incluindo a cobrança de multas pesadas por parte da Receita Federal.
Sendo assim, não tenha dúvidas, abrir empresa e CNPJ para afiliado é o melhor caminho.
Afiliado pode ser MEI?
Agora que você já sabe que abrir empresa e CNPJ para afiliado é a melhor opção, é hora de começar a esclarecer dúvidas importantes sobre a legalização das suas atividades.
Para começar, aqui na Conta Junto, recebemos muitos contatos de pessoas com a seguinte dúvida: “Afiliado pode ser MEI?”
Diante desse tipo de questionamento, precisamos esclarecer que não, afiliados não podem ser MEI, pois o tipo de atividade (CNAE) que desenvolvem não faz parte das ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.
Entenda melhor neste vídeo:
Qual o CNAE correto para afiliados?
De acordo com a Receita Federal, o CNAE para afiliados é o 7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Com esse CNAE, os afiliados não podem ser MEI, mas podem abrir uma microempresa no Simples Nacional, por exemplo, onde podem pagar apenas 6% de impostos sobre suas comissões.
Quanto um afiliado PJ paga de imposto?
Você já sabe que um dos benefícios relacionados a decisão de abrir empresa e CNPJ para afiliado é a economia de impostos que essa decisão pode proporcionar. Mas, afinal, quanto um afiliado PJ paga de imposto?
A resposta para essa pergunta vai depender de fatores como o regime de tributação do afiliado digital, o seu município e volume de faturamento.
Normalmente, os afiliados digitais são tributados como base no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, conforme veremos na sequência.
Simples Nacional para afiliados
No Simples Nacional, os afiliados podem ser tributados no:
- Anexo III – Com alíquota efetiva de contribuição entre 6% e 19,50% sobre seus rendimentos;
- Anexo V – Com alíquota efetiva de contribuição entre 15,50% e 19,50% sobre seus rendimentos.
O anexo de enquadramento do profissional, dependerá do seu Fator R, regra que diz basicamente o seguinte:
- Se o afiliado possui despesas com pró-labore em volume igual ou superior a 28% sobre seu faturamento, pode ser tributado no Anexo III.
- Se o afiliado não possui despesas com pró-labore em volume igual ou superior a 28% sobre seu faturamento, é tributado no Anexo V.
Lucro Presumido para afiliados
Por sua vez, quem decide abrir empresa e CNPJ para afiliado, fazendo opção pelo Lucro Presumido, fica sujeito às seguintes alíquotas:
- 11,33% em impostos federais sobre seus rendimentos;
- 2% a 5% em ISS (imposto municipal) sobre seus rendimentos.
Conte com o apoio da Conta Junto Contabilidade, abra o seu CNPJ no regime mais econômico para sua realidade e pague menos impostos.
Ainda tem dúvidas? Este vídeo pode te ajudar:
Passo a passo para abrir seu CNPJ para afiliado
Após esclarecer dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo, como abrir empresa e CNPJ para afiliado.
A boa notícia para você que chegou até aqui, é que a abertura de CNPJ pode ser muito mais fácil do que a maior parte dos empreendedores digitais acredita. Veja:
1.Contrate uma contabilidade para afiliados
Quando o objetivo é abrir um CNPJ para atuar no mercado de afiliados, a primeira coisa que o empreendedor digital precisa fazer é contratar os serviços de uma contabilidade especializada.
Além de cuidar dos trâmites para abertura do CNPJ, o contador será o responsável por manter as obrigações fiscais e contábeis do seu negócio em dia com o fisco.
2.Separe os documentos necessários
Para abrir empresa e CNPJ para afiliado, você vai precisar de alguns documentos básicos, incluindo:
- RG e CPF ou CNH;
- Comprovante de residência atualizado;
- Endereço para abertura e registro da empresa.
3.Aguarde a abertura do seu CNPJ
Por fim, é só aguardar a liberação da documentação da sua empresa, incluindo:
- Emissão do CNPJ para afiliado;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Autorização para emissão de notas fiscais de serviços.
Sede virtual para para afiliados | Vale a pena?
Para abrir empresa e CNPJ para afiliado, você vai precisar de um endereço que possa ser utilizado no cadastro da empresa perante a Receita Federal e Prefeitura.
Dentre as opções, você pode utilizar o seu endereço residencial (o que não é indicado por questões de segurança, credibilidade e privacidade), ou utilizar um endereço comercial.
No entanto, o que talvez você não saiba, é que é possível ter um endereço comercial para utilizar no seu CNPJ, sem ter os custos com locação de uma sala comercial, ao escolher uma sede virtual.
Para saber mais sobre essa possibilidade, clique no botão do WhatsApp, entre em contato conosco e conheça a sede virtual da Conta Junto Contabilidade.