Por que minha empresa não cresce? Conheça 3 motivos principais

Por que minha empresa não cresce? Conheça 3 motivos principais

Todo empreendedor já experimentou a sensação de não saber para onde a empresa está indo, de que tudo está fora de controle, estagnou e não há muito o que fazer para sair dali. Em geral, assim que essa fase chega, a primeira reação é sempre apontar os culpados mais comuns: a economia, os clientes, a equipe, a maré baixa, ou qualquer outro fator externo.

Grande parte desses empreendedores não acredita no processo de crescimento de uma  empresa. Ou seja, eles acreditam que uma empresa simplesmente “dá certo” ou “dá errado”, não que elas cresçam como parte de um planejamento e de um conjunto de ações voltadas a esse plano. Esses são os empreendedores que podem até “dar certo”, mas como acreditam que tudo não passa de um golpe de sorte ou de acaso, eles se entregam quando a empresa vai errado e não buscam muitas formas de solução.

Por essa razão, para que você não faça parte desse grupo que acredita que todo o sucesso de uma empresa não é mais que uma tacada de sorte, neste texto selecionamos três motivos principais que explicam porque uma empresa não cresce:

Falta de visão

O primeiro motivo que impede o crescimento da sua empresa é a falta de visão. (Se você não sabe como fazer para definir a visão da sua empresa, recomendamos este texto: Como definir a visão da sua empresa) Grandes empresas sempre sabem para onde estão navegando, seus gestores sabem onde ela deve chegar e para isso estão sempre mensurando o que deve ser feito para atingir aquele nível.

Em geral, os empreendedores que se tornam reféns da sensação de que a empresa não cresce estão sempre esperando que algo aconteça para que a empresa saia da fase de estagnação. Por isso, uma das formas mais eficientes para não sentar e esperar que algo aconteça para sair daquela fase é a definir a visão da sua empresa.

Uma vez determinada a visão da sua empresa, ela não estará mais somente reagindo aos fatores externos, você saberá exatamente onde chegar e com isso poderá sempre calibrar seus planos e ações com vistas ao objetivo.

empresa não cresce

Falta de motivação da equipe

O segundo motivo porque sua empresa não cresce é ter uma equipe desmotivada. Não que isso sirva de desculpa para que você deposite toda a culpa da falta de crescimento da sua empresa na equipe. Na verdade, se sua equipe está desmotivada, é certo que uma grande parcela disso é culpa sua.

(Se você não sabe o que fazer para motivar sua equipe, vale a pena ver o texto: Táticas para manter a motivação da sua equipe)

Tenha sempre em mente que uma equipe desmotivada afeta diretamente o faturamento da sua empresa. Não que isso signifique que você deva estar sempre agradando a sua equipe de todas as formas possíveis, significa apenas que você deve fazer o máximo para que o profissionalismo seja sempre cumprido e você consiga atuar em posição de líder. A chave para isso é fazer saiba da sua importância e desempenhe o seu papel dentro da empresa.

Falta de consciência financeira

O último motivo selecionado por nós é a falta de consciência financeira do seu negócio. Sem uma profunda consciência dos números da sua empresa, não há a menor chance de saber o que deve ser feito para melhorá-la, ou muito menos de saber o seu potencial de crescimento.

Muitos empresários erram em acreditar que o único fator importante em uma empresa é o seu faturamento, mas ter uma consciência financeira da gestão do seu negócio demanda saber de muitos outros números. É necessário saber os custos de cada processo, os gastos operacionais, bem como as possibilidades de investimento e de crescimento.

Sem a consciência desses números, é natural que você tenha uma sensação de que sua empresa não está crescendo, sobretudo porque você não sabe para onde está indo o dinheiro, ou até mesmo o que deve ser feito com ele. Por isso, esteja sempre atento aos números da sua empresa, formule metas e novos caminhos a partir deles. Só assim você terá a sensação constante de que sua empresa caminha para algum lugar!

Sua empresa anda passando por dificuldades e precisa de uma consultoria? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Conheça nossos serviços:

plugins premium WordPress