Por que minha empresa não cresce? Conheça 3 motivos principais

Todo empreendedor já experimentou a sensação de não saber para onde a empresa está indo, de que tudo está fora de controle, estagnou e não há muito o que fazer para sair dali. Em geral, assim que essa fase chega, a primeira reação é sempre apontar os culpados mais comuns: a economia, os clientes, a equipe, a maré baixa, ou qualquer outro fator externo.

Grande parte desses empreendedores não acredita no processo de crescimento de uma  empresa. Ou seja, eles acreditam que uma empresa simplesmente “dá certo” ou “dá errado”, não que elas cresçam como parte de um planejamento e de um conjunto de ações voltadas a esse plano. Esses são os empreendedores que podem até “dar certo”, mas como acreditam que tudo não passa de um golpe de sorte ou de acaso, eles se entregam quando a empresa vai errado e não buscam muitas formas de solução.

Por essa razão, para que você não faça parte desse grupo que acredita que todo o sucesso de uma empresa não é mais que uma tacada de sorte, neste texto selecionamos três motivos principais que explicam porque uma empresa não cresce:

Falta de visão

O primeiro motivo que impede o crescimento da sua empresa é a falta de visão. (Se você não sabe como fazer para definir a visão da sua empresa, recomendamos este texto: Como definir a visão da sua empresa“) Grandes empresas sempre sabem para onde estão navegando, seus gestores sabem onde ela deve chegar e para isso estão sempre mensurando o que deve ser feito para atingir aquele nível.

Em geral, os empreendedores que se tornam reféns da sensação de que a empresa não cresce estão sempre esperando que algo aconteça para que a empresa saia da fase de estagnação. Por isso, uma das formas mais eficientes para não sentar e esperar que algo aconteça para sair daquela fase é a definir a visão da sua empresa.

Uma vez determinada a visão da sua empresa, ela não estará mais somente reagindo aos fatores externos, você saberá exatamente onde chegar e com isso poderá sempre calibrar seus planos e ações com vistas ao objetivo.

Falta de motivação da equipe

O segundo motivo porque sua empresa não cresce é ter uma equipe desmotivada. Não que isso sirva de desculpa para que você deposite toda a culpa da falta de crescimento da sua empresa na equipe. Na verdade, se sua equipe está desmotivada, é certo que uma grande parcela disso é culpa sua. (Se você não sabe o que fazer para motivar sua equipe, vale a pena ver o texto: “Táticas para manter a motivação da sua equipe”)

Tenha sempre em mente que uma equipe desmotivada afeta diretamente o faturamento da sua empresa. Não que isso signifique que você deva estar sempre agradando a sua equipe de todas as formas possíveis, significa apenas que você deve fazer o máximo para que o profissionalismo seja sempre cumprido e você consiga atuar em posição de líder. A chave para isso é fazer saiba da sua importância e desempenhe o seu papel dentro da empresa.

Falta de consciência financeira

O último motivo selecionado por nós é a falta de consciência financeira do seu negócio. Sem uma profunda consciência dos números da sua empresa, não há a menor chance de saber o que deve ser feito para melhorá-la, ou muito menos de saber o seu potencial de crescimento.

Muitos empresários erram em acreditar que o único fator importante em uma empresa é o seu faturamento, mas ter uma consciência financeira da gestão do seu negócio demanda saber de muitos outros números. É necessário saber os custos de cada processo, os gastos operacionais, bem como as possibilidades de investimento e de crescimento.

Sem a consciência desses números, é natural que você tenha uma sensação de que sua empresa não está crescendo, sobretudo porque você não sabe para onde está indo o dinheiro, ou até mesmo o que deve ser feito com ele. Por isso, esteja sempre atento aos números da sua empresa, formule metas e novos caminhos a partir deles. Só assim você terá a sensação constante de que sua empresa caminha para algum lugar!

Sua empresa anda passando por dificuldades e precisa de uma consultoria? Clique aqui e fale conosco!

Veja mais artigos do nosso blog:

Empreendedor iniciante? Confira 10 dicas de contabilidade para sua empresa

O empreendedor deve aprender sobre liderança, gestão, finanças, contabilidade, marketing, além de vários outros conhecimentos práticos que são indispensáveis para estar a frente de qualquer empresa. Para ajudá-lo a trilhar o caminho que está ainda a sua frente, neste post resolvemos apresentar 10 dicas de contabilidade para que você possa ter a certeza de estar tomando as decisões corretas.

YouTuber iniciante? Confira 6 dicas para crescer o seu canal

Trabalhar com o YouTube se tornou uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos. O que antes era uma profissão buscada apenas por jovens e adolescentes, virou uma profissão e carreira almejada por pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, neste post separamos seis dicas para crescer o seu canal e ajudar na profissionalização desse tipo de atividade. Segue a leitura:

10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa

Muitos empreendedores se perdem quando a empresa começa a crescer. É comum que acabem gastando dinheiro demais, ou tomem decisões e ações que acabam atrapalhando o crescimento da empresa. Para que você possa evitar esses erros, separamos 10 dicas do que fazer para ter a certeza de que sua empresa continuará crescendo. Tudo deve ser feito e pensado a longo prazo. Porém, tenha em mente que o máximo que você conseguir fazer de tudo isso certamente colocará sua empresa no caminho certo.

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp