Como identificar e resolver problemas na sua empresa: um guia para empreendedores

Não há empresa sem problema. Não há empresa que não tenha algum aspecto a melhorar e resolver. O grande diferencial, no fim das contas, está no fato de que há empresas com problemas sérios capazes de debilitá-las completamente, enquanto há empresas com problemas menores, os quais não são suficientes para afetar o seu crescimento e faturamento.

E qual a grande diferença entre esses dois tipos de empresa?

Aqui a resposta é simples: o dono e os gestores. A verdade é que há uma pequena parte de empreendedores que estão sempre de olho nos problemas da empresa, que sabem identificá-los e aperfeiçoá-los. É uma característica rara, mas existe.

Lembra do Steve Jobs ou do Jeff Bezos?

Sim, são pessoas semelhantes. Constantemente obcecadas em crescer e melhorar sua empresa. Estão sempre testando a experiência dos seus produtos e pensando em como ajudar o cliente.

No fim, a grande parcela dos empreendedores é de pessoas que vão apenas “tocando o barco”, sem maior atenção nos detalhes ou preocupação na melhoria constante. E isso não significa que essas pessoas estejam erradas, são apenas perfis profissionais distintos.

Porém, se você está no grupo dos empreendedores que não tem atenção com os detalhes e está apenas focado em fazer o barco andar, é essencial que comece a desenvolver habilidades para lidar com os detalhes e perceber quando o barco começa a dar errado e precisa ser consertado. Atenção é tudo nos negócios.

Essas características são complementares e devem fazer parte de qualquer empreendedor de sucesso. E para te ajudar a se tornar um empreendedor focado na melhoria e aperfeiçoamento constante do seu negócio, preparamos este artigo para te ajudar a identificar e resolver problemas dentro da sua empresa.

1 – Trabalhe muito a pré-venda, da venda e do pós-venda

Para que você possa se tornar mais atento aos processos da sua empresa e começar a identificar os problemas em todos os âmbitos do seu negócio, é essencial que se lembre das três  etapas do relacionamento com o cliente: o pré-venda, a venda e o pós-venda.

É importante que você esteja sempre de olho nessas três etapas do seu negócio. Na etapa de pré-venda, é necessário checar processos como marketing, comunicação com o cliente, visual, e outros fatores.

Durante a venda, de forma diferente, esteja de olho nas necessidades do cliente, no atendimento que ele está recebendo dos colaboradores e o que você poderia fazer para atendê-lo ainda melhor. Já no pós-venda, esteja sempre analisando como se dá a continuação da relação entre a sua empresa e o cliente.

Atenção nesses detalhes é importante para que você consiga identificar qualquer problema dentro da sua empresa, pois assim estará sempre olhando as coisas de um ponto de vista global.

Quer mais dicas de comprar aprimorar essas etapas? Confira aqui: 5 dicas de como atrair mais clientes para sua loja física

2 – Esteja sempre atento ao feedback dos colaboradores

Não coloque sobre si a responsabilidade de estar constantemente acompanhando todos os processos do seu negócio. Para isso, conte com o feedback dos seus colaboradores. Evite ser o líder cabeça-dura que apenas toma decisões sozinho e que espera ver e resolver tudo sem qualquer ajuda.

Estar sempre em contato com seus colaboradores o ajudará a poupar tempo na hora de identificar problemas e elaborar soluções. Em geral, os colaboradores estão sempre mais preparados para propor soluções aos problemas do dia a dia.

Por estarem sempre na linha de frente, o feedback deles é valiosíssimo para o caminho de melhoria da empresa.

3 – Saiba distinguir os problemas sérios dos que não são

Além desses fatores, aprenda a distinguir os problemas sérios dos que não são. E para que você saiba diferenciá-los, basta lembrar que os problemas sérios são aqueles que ameaçam o funcionamento, a harmonia e o faturamento da empresa.

Não captar novos clientes, por exemplo, pode ser um problema sério se sua empresa não está conseguindo pagar as próprias contas. Porém, ter contratado um funcionário errado pode ser igualmente sério, caso aquela pessoa esteja trazendo muita desarmonia ao ambiente de trabalho do seu negócio.

Por isso, é importante que você saiba reconhecer os problemas não tão sérios e saiba olhar para eles quando o momento chegar. Um erro importante de todo empreendedor é se preocupar igualmente com todos os problemas. Você deve ser capaz de reconhecer e abordar os problemas sérios enquanto a dia e deixar para depois qualquer tentativa de lidar com os problemas menores.

4 – Invista no treinamento dos seus colaboradores

Sim, uma das condições para evitar que os problemas na sua empresa se multipliquem é investir constantemente no treinamento dos seus colaboradores. A razão é muito simples: profissionais mais capacitados são capazes de refletir e resolver os problemas relativos à sua função.

Além disso, bons colaboradores podem oferecer valiosos feedbacks de como melhorar os processos dentro da empresa.

Quer aprender 4 formas baratas de investir no treinamento dos seus colaboradores? Veja aqui: 4 formas baratas de investir no treinamento dos colaboradores

5 – Esteja sempre aprendendo

Um empreendedor capaz de identificar e resolver problemas está sempre aprendendo. São pessoas focadas em aperfeiçoar cada vez mais suas habilidades e aplicá-las no crescimento do seu negócio.

Por isso, esteja sempre se alimentando de novas ideias sobre o que pode ser feito no seu negócio. Visite os concorrentes, veja o que eles fazem bem e você acaba falhando, visite feiras, leia livros e converse com outros empreendedores mais experientes.

É no contraste que mais aprendemos. É olhando o diferente que acabamos repensando nossas práticas e identificando nossos pontos de melhoria.

Veja aqui 10 dicas do que fazer para manter o crescimento da empresa.

6 – Contrate uma consultoria empresarial

Não tenha medo de contratar uma consultoria empresarial. Há diversas razões para se contratar uma, desde o fato de que sua empresa enfrenta problemas sérios e precisa de um profissional experiente na solução daquele problema, ao fato de que sua empresa vai bem e você gostaria de desenhar um planejamento financeiro para o futuro.

Aprenda aqui o que considerar na hora de contratar uma consultoria: Como contratar uma consultoria empresarial corretamente.

7 – Que tipo de profissional é capaz de resolver o meu problema?

Na hora de identificar problemas na sua empresa, sempre levante a pergunta: que tipo de auxílio devo contratar? Que tipo de profissional é capaz de resolver o meu problema?

Responder a questões desse tipo o ajudará a saber se você deve contratar um profissional de marketing, um bom contador, um bom gerente financeiro, ou algum outro profissional.

Ser capaz de resolver problemas depende exclusivamente da capacidade de identificá-los do modo correto. Os piores problemas, para qualquer empreendedor, são aqueles em que nem sabemos como começar a resolvê-los.

Porém, lembre-se: informação é sempre a chave. Se você não sabe como resolver um determinado problema, certamente há alguém que já resolveu um problema semelhante e saberá como ajudá-lo. Encontre essa pessoa.

Problemas

Utilize este método para identificar e resolver problemas na sua empresa

Esperamos que, a esta altura, você já tenha aperfeiçoado a sua habilidade de identificar e resolver problemas dentro da sua empresa. Para que você possa relembrar os pontos principais do texto, destacamos a seguir:

1 – Tenha atenção com as três etapas do relacionamento com o cliente: o pré-venda, a venda, e o pós-venda;

2 – Tenha atenção com o feedback dos colaboradores;

3 – Saiba identificar os problemas sérios da sua empresa;

4 – Invista no treinamento dos seus colaboradores;

5 – Esteja sempre aprendendo;

6 – Contrate uma consultoria empresarial;

7 – Responda a pergunta: que tipo de profissional é capaz de resolver o meu problema?

Gostou deste texto e gostaria de uma consultoria empresarial para o seu negócio? Nós da Conta Junto podemos te ajudar. Clique aqui e fale conosco.

Veja mais artigos do nosso blog:

Como identificar e resolver problemas na sua empresa: um guia para empreendedores

Como motivar os colaboradores: conheça os principais mitos e verdades

Todo empreendedor alguma vez já se deparou com esta dúvida: como motivar meus colaboradores? O que fazer para que eles estejam sempre dispostos e empolgados com o trabalho? tentamos diversas técnicas: elogios, aumento de salário, desempenhar outras funções, mas, muitas vezes, nada disso funciona de uma maneira definitiva.

Como identificar e resolver problemas na sua empresa: um guia para empreendedores

Como identificar e resolver problemas na sua empresa: um guia para empreendedores

Não há empresa sem problema. Não há empresa que não tenha algum aspecto a melhorar e resolver. O grande diferencial, no fim das contas, está no fato de que há empresas com problemas sérios capazes de debilitá-las completamente, enquanto há empresas com problemas menores, os quais não são suficientes para afetar o seu crescimento e faturamento. E qual a grande diferença entre esses dois tipos de empresa?

Como identificar e resolver problemas na sua empresa: um guia para empreendedores

8 sinais de que chegou a hora de contratar mais pessoas

Contratar mais pessoas é uma decisão que todo empreendedor prefere adiar o máximo possível. Infelizmente, é muito comum encontrarmos pessoas que preferem “economizar” a ter que trazer mais pessoas para a equipe. Esse tipo de decisão acaba tendo consequências desastrosas. Por vezes, a empresa não consegue crescer como deveria, não consegue atender todos os seus clientes, ou não consegue se expandir em todas as direções que lhe é possível. 

Conheça nossos serviços:

Contabilidade para Youtubers

Nossa Contabilidade para Youtubers é focada em gerar o menor trabalho possível para o produtor de conteúdo, deixando você livre para focar no que mais importa: produzir seus conteúdos!

Saiba Mais

Contabilidade para MEI

Ganhe destaque com seu Microempreendimento por meio de um CNPJ. Evite dores de cabeça e contrate a nosssa contabilidade especializada para MEI. Estaremos lado a lado para ajudar no crescimento do seu negócio.

Saiba Mais

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Você teve a oferta ideal para trabalhar naquela empresa que tanto queria. Mas te pedem abrir uma PJ e você não sabe por onde começar. Deixe a burocracia com a Conta Junto e usufrua do seu novo trabalho.

Saiba Mais

Contabilidade para Empresas de TI

Você respira tecnologia e sua contabilidade ainda é no papel? Aqui na Conta Junto somos especialistas em atender às demandas digitais. Foque apenas nos códigos e deixe a parte burocrática conosco.

Saiba Mais

Contabilidade para Advogados

Em muitos casos, é bem provável que o(a) Doutor(a) esteja pagando mais impostos do que deveria. Por isso é necessário ter uma contabilidade especializada no seu segmento. Nós da Conta Junto somos já ajudamos nossos clientes a economizarem até 83% com impostos.

Saiba Mais

Contabilidade para Infoprodutores e Afiliados

Se preocupe apenas em alavancar ainda mais suas vendas e produzir conteúdos. A parte burocrática deixe com a gente.

Saiba Mais

Contabilidade para Médicos

Até quando ficará enviando planilhas e extratos para sua contabilidade? E até quando vai ocupar o tempo da sua secretária com a separação de papéis? Com a Conta Junto sua preocupação será com quem mais importa para seu negócio: Seus pacientes.

Saiba Mais
Chamar no WhatsApp